20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Fluxos de tecidos foliares em papuã sob pastejo de bezerras de corte em diferentes frequências de suplementação Translated title: Leaf tissues flows of alexandergrass grazed by heifers under different supplementation frequencies

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Foi avaliado o efeito de diferentes frequências de suplementação sobre o uso da pastagem (fluxo de tecido foliar, intensidade e frequência de desfolhação) em papuã (Urochloa plantaginea (Link) Hitch). As bezerras de corte permaneceram exclusivamente em pastejo ou receberam grão inteiro de aveia durante sete ou cinco dias por semana (de segunda à sexta feira). A quantidade semanal de suplemento foi similar nas duas frequências. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com medidas repetidas no tempo, três tratamentos e duas repetições de área. Os fluxos de tecidos, a frequência e intensidade de desfolhação são similares quando as bezerras permanecem exclusivamente em pastejo ou recebem grão de aveia em diferentes frequências.

          Translated abstract

          The effects of several supplementation frequencies on forage use (leaf tissue flow, intensity and frequency of defoliation) in Alexandergrass (Urochloa plantaginea (Link) Hitch) were evaluated. The heifers remained exclusively on pasture or received whole oat grain seven days/week or five days/week (Monday to Friday). The weekly amount of supplement was similar for both frequencies. The experimental design was completely randomized following a repeated measure arrangement, with three treatments and two area replications. Leaf tissue flow, frequency and intensity of defoliation are similar when heifers remain exclusively on Alexandergrass pasture or receive oat grain on different frequencies.

          Related collections

          Most cited references24

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Grazing management: science into practice.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Produção de forragem e características da estrutura do dossel de cultivares de Brachiaria brizantha sob pastejo

            O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do pastejo animal sobre a produção de forragem e sobre os componentes estruturais dos pastos das cultivares Marandu, Xaraés e Piatã de Brachiaria brizantha. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três tratamentos e duas repetições. Os piquetes com 2 ha foram subdivididos em dois e submetidos a pastejo alternado, com 28 dias de utilização e 28 dias de diferimento. Foram utilizados três animais avaliadores por piquete, e animais reguladores foram adicionados e retirados de cada piquete, para manter resíduos pós-pastejo em torno de 3 Mg ha-1 de matéria seca. Os pastos foram amostrados, no pré e no pós-pastejo, a fim de se estimarem a massa de forragem e a proporção dos componentes morfológicos. A massa de forragem no pré-pastejo foi superior para a cultivar Xaraés, quando comparada à Marandu; a cultivar Piatã apresentou massa semelhante às das outras duas. As principais diferenças nas estruturas dos dosséis, entre as cultivares, foram acúmulo de colmo e, conseqüentemente, redução na relação lâmina foliar:colmo, na cultivar Piatã no período das águas e na Xaraés no período seco, o que indica que o manejo do pastejo deve ser diferenciado para essas cultivares. À semelhança da 'Marandu', as cultivares Xaraés e Piatã são bem adaptadas aos solos do Cerrado e são alternativas à diversificação de forragem.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Fluxo de biomassa em pastagem de azevém anual (Lolium multiflorum Lam.) manejada em diferentes alturas

              Em pastagem de azevém anual sob lotação contínua com ovinos, quantificaram-se os fluxos de biomassa no período de 02 a 20 de outubro de 1999. Os tratamentos consistiram de quatro alturas (5, 10, 15 e 20 cm) de manejo, mantidas pelo uso de lotação variável. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com três repetições. Os fluxos foram determinados por meio de variáveis morfogênicas e estruturais obtidas a partir de medições feitas em afilhos marcados. No período de estabilização das alturas pretendidas, diferenças significativas na estrutura da pastagem resultaram em alterações nos fluxos de biomassa. Os fluxos de crescimento e de consumo apresentaram resposta quadrática às alturas de manejo, com valores máximos entre 10 e 15 cm, enquanto o fluxo de senescência aumentou linearmente com a altura. Máximos ganhos médios diários e ganhos por hectare foram alcançados nesse intervalo, indicando que essa faixa é apropriada para se manejar a pastagem. O período de avaliação coincidiu com a fase pós-indução floral, determinando diminuição na massa de lâminas e balanço negativo no fluxo de biomassa para todos os tratamentos.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbspa
                Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
                Rev. bras. saúde prod. anim.
                UFBA - Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brazil )
                1519-9940
                December 2014
                : 15
                : 4
                : 835-845
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Federal de Santa Maria orgdiv1Departamento de Zootecnia
                Article
                S1519-99402014000400004
                10.1590/S1519-99402014000400004
                556f78cb-c44f-4d9d-aa8a-ec4b63f67bf3

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 06 May 2014
                : 05 November 2014
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 14, Pages: 11
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Forragicultura e Pastagens

                marked tillers,morphogenesis,Urochloa plantaginea,morfogênese,perfilhos marcados

                Comments

                Comment on this article