Inviting an author to review:
Find an author and click ‘Invite to review selected article’ near their name.
Search for authorsSearch for similar articles
12
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Violência urbana: avaliação de vítimas e pessoas que tiveram acesso à informação

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A pesquisa objetivou conhecer as experiências com a violência urbana através de entrevistas realizadas com 17 pessoas - vítimas e pessoas que com elas mantinham diferentes graus de proximidade - por meio da metodologia de investigação em rede, em que os entrevistados indicavam outros que souberam da ocorrência. As entrevistas abordaram os seguintes itens de interesse: informações dos casos de violência e seus efeitos, bem como estratégias de enfrentamento da violência. Os dados, organizados através da Análise de Conteúdo, indicaram a presença de efeitos emocionais e comportamentais, como prevenção e mudança de rotina, sendo mais evidentes nas pessoas que souberam do ocorrido através da vítima; banalização da violência; sentimentos diversos em relação à vítima e ao agressor; descrença no sistema de segurança pública e prevalência de estratégias individuais no enfrentamento da violência, além do medo decorrente de um imaginário social onde a violência estaria prestes a acontecer.

          Translated abstract

          The research aimed to learn about the experience with urban violence through interviews conducted with 17 people, victims and people who had different degrees of closeness, through the methodology of research in network, in which the interviewees indicated others that known of the occurrence. The interviews addressed the following items of interest: information of the cases of violence and its effects, as well as strategies to confront the violence. The data, organized by the Content Analysis, indicated the presence of emotional and behavioral effects, such as prevention and change of routine, and it's most evident in people who knew what happened through the victim; trivialization of violence; different feelings in relation to the victim and the aggressor; disbelief in the system of public security and prevalence of individual strategies in the face of violence, in addition, the fear caused by an imaginary social that violence would happen now.

          Translated abstract

          El estudio examina las experiencias de la violencia urbana a través de entrevistas con 17 personas - víctimas y personas con las que tenían diferentes grados de proximidad - a través de la metodología de la red de investigación en la que los entrevistados indicaron que sabían de lo ocurrido. Las entrevistas abarcaron los siguientes temas de interés: información de casos de violencia y sus efectos, y las estrategias para hacer frente a la misma. Los datos, organizados por el análisis de contenido indican la presencia de efectos emocionales y conductuales, y la prevención y el cambio en la rutina, siendo más evidente en las personas que sabían del incidente por la víctima, la trivialización de la violencia, sentimientos diferentes hacia la víctima y a los agresores, la incredulidad en el sistema de seguridad pública y la prevalencia de las estrategias individuales para hacer frente a la violencia y el miedo resultante de una sociedad imaginaria, donde la violencia está a punto de suceder.

          Related collections

          Most cited references19

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Panorama da violência urbana no Brasil e suas capitais

          Neste artigo, faz-se uma análise epidemiológica descritiva da morbidade e da mortalidade por acidentes e violência no Brasil e suas capitais, em anos mais recentes para os quais as informações estão disponíveis. Usam-se dados dos Sistemas de Informações sobre Mortalidade e de Internações Hospitalares, do Ministério da Saúde; da Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça; e do Departamento Nacional de Trânsito, do Ministério das Cidades. Os dados populacionais de 2002 e 2003 são os disponibilizados pelo Datasus/MS. Destacam-se algumas situações que persistem no Brasil: elevadas taxas de homicídios e de mortes por acidentes de trânsito; concentração dos eventos na população jovem, negra e do sexo masculino; e a complexidade e multideterminação desses fenômenos. Como novo, aponta-se um processo de disseminação de homicídios para outros municípios das regiões metropolitanas e do interior dos Estados, com destaque para a magnitude da morbidade em relação à mortalidade. Porto Velho, Macapá, Vitória, Rio de Janeiro e Cuiabá apresentam os maiores indicadores de violência intencional - elevadas taxas de homicídios e de lesões corporais. Em Palmas ocorrem altas taxas de mortalidade por acidentes de transporte e de vítimas não fatais por 10 mil veículos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            A violência

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              A violência

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                psilat
                Psicologia para América Latina
                Psicol. Am. Lat.
                Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología (ULAPSI) (México, , Mexico )
                1870-350X
                2010
                : 19
                Affiliations
                [01] Vitória ES orgnameUniversidade Federal do Espírito Santo Brasil
                Article
                S1870-350X2010000100002 S1870-350X(10)00001902
                56c38733-66eb-4750-b779-ec5160bf8e8d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 0
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Psicologia jurídica e criminalidade

                violencia urbana,los efectos de la violencia,la seguridad pública,violência urbana,efeitos da violência,segurança pública,urban violence,effects of violence,public security

                Comments

                Comment on this article