51
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O controle do câncer do colo do útero: desafios para implementação de ações programáticas no Amazonas, Brasil Translated title: Cervical cancer prevention: challenges facing the implementation of program actions in Amazonas, Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O objetivo deste artigo é demonstrar alguns desafios para a implementação de ações programáticas visando ao controle do câncer do colo do útero no Estado do Amazonas, Brasil. Foram analisados os relatórios do Programa Viva Mulher do Amazonas referentes à coleta e qualidade das lâminas e os dados de mortalidade por esta causa registrados no DATASUS para os períodos 2001 a 2005. Os resultados apresentam que no período não houve o aumento na cobertura da coleta de exames de Papanicolaou, embora tenha havido uma discreta melhora na qualidade das lâminas; as taxas de mortalidade por câncer de colo de útero estão aumentando, e situam-se em patamares acima dos encontrados no país e na região norte. A análise desses resultados sugere a necessidade de haver um esforço, por parte da gestão do Programa no Amazonas, na capacitação de profissionais e dos gerentes dos serviços, visando aumentar a captação das mulheres sob maior risco.

          Translated abstract

          The purpose of this study is to present a number of challenges facing the implementation of program actions regarding the control of cervical cancer in the State of Amazonas, Brazil. Reports of the Viva Mulher program in Amazonas on Papanicolaou screening tests and the quality of cervical samples and mortality rates from this disease taken from DATASUS were analyzed for the 2001 to 2005 period. The results show no increase in the population covered by the Papanicolaou screening test in this period, although there was a small improvement in the quality of cervical samples. However, mortality rates for cervical cancer are increasing in this reason, and are higher than the rates for Brazil as a whole and for the North region of the country. Analysis of these results suggests the need for local program managers, to make efforts to build the capacity of health-care professionals and service managers, with a view to increasing Papanicolaou screening test coverage for high-risk women.

          Related collections

          Most cited references24

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher: princípios e diretrizes

          (2011)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Paism: um marco na abordagem da saúde reprodutiva no Brasil

            Maria Osis (1998)
            O Programa de Assistência Integral à Saúde Mulher (PAISM) foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1983, sendo anunciado como uma nova e diferenciada abordagem da saúde da mulher. Paradoxalmente, o PAISM constitui-se também na primeira vez em que o Estado brasileiro propôs explicitamente, e implantou, embora de modo parcial, um programa que contemplava a regulação da fecundidade. Isso suscitou suspeitas acerca de possíveis intenções ocultas de controle da natalidade. Porém, analisando brevemente a história desse Programa e seu significado social, conclui-se que o PAISM foi pioneiro, inclusive no cenário mundial, ao propor o atendimento à saúde reprodutiva das mulheres, no âmbito da atenção integral à saúde, e não mais a utilização de ações isoladas em planejamento familiar. Por isso mesmo, os movimentos de mulheres, de imediato, passaram a lutar por sua implementação. Seu conteúdo inclui plenamente a definição de saúde reprodutiva adotada pela Organização Mundial da Saúde em 1988, ampliada e consolidada no Cairo em 1994 e em Beijing em 1995. Conseqüentemente, a adoção do PAISM representou, sem dúvida, um passo significativo em direção ao reconhecimento dos direitos reprodutivos das mulheres, mesmo antes que essa expressão ganhasse os diversos foros internacionais de luta.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Estimativas 2008: Incidência de Câncer no Brasil

              (2007)
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbsmi
                Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil
                Rev. Bras. Saude Mater. Infant.
                Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Recife )
                1806-9304
                December 2008
                : 8
                : 4
                : 491-497
                Affiliations
                [1 ] Universidade de Franca Brazil
                Article
                S1519-38292008000400015
                10.1590/S1519-38292008000400015
                60717d2d-2703-40fd-bdba-9ac7ad31a7c5

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1519-3829&lng=en
                Categories
                PEDIATRICS

                Pediatrics
                Uterine Cervical Neoplasms,Health Programs and Plans,Health Promotion,Vaginal Smears,Câncer do colo do útero,Planos e Programas de Saúde,Promoção da saúde,Esfregaço vaginal

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content512

                Cited by3

                Most referenced authors84