Blog
About

1
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Protocolo de cuidado de enfermagem no paciente disfágico hospitalizado Translated title: Protocol of nursing care in hospitalized dysphagic patients

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Objetivos: investigar os cuidados de enfermagem para o paciente hospitalizado com disfagia orofaríngea. Método: trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido durante o ano de 2017, em um Hospital da rede pública do Rio de Janeiro que oferece programa de residência em enfermagem. A amostra foi constituída por 17 residentes de enfermagem que atuam na assistência a pacientes disfágicos. A coleta de dados foi embasada nas etapas da metodologia da aprendizagem baseada em problemas e foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Resultados: a análise dos dados permitiu identificar os principais cuidados de enfermagem no paciente hospitalizado com disfagia orofaríngea e a elaboração de um protocolo de cuidados de enfermagem no paciente hospitalizado disfágico a partir da discussão das categorias temáticas. Conclusão: este estudo promoveu a identificação dos principais cuidados de enfermagem no paciente hospitalizado com disfagia orofaríngea, podendo, dessa forma, fornecer subsídios para a atuação de enfermeiros, melhorando assim a qualidade da assistência e segurança do serviço prestado aos pacientes hospitalizados.

          Translated abstract

          ABSTRACT Purpose: To investigate nursing care for patients hospitalized with oropharyngeal dysphagia. Method: This is a descriptive study of a qualitative approach, developed during the year 2017, in a Public hospital in Rio de Janeiro that offers a nursing residency program. The sample consisted of 17 nursing residents who work in the care of dysphagic patients. Data collection was realized by applying the problem-based learning methodology and data were analyzed according to the content analysis technique. Results: The data analysis allowed for the identification of the main aspects of nursing care in the patient hospitalized with oropharyngeal dysphagia and the elaboration of a nursing care protocol for the patient, based on a discussion of thematic categories. Conclusion: This study allowed for the identification of the relevant nursing care for the patient hospitalized with oropharyngeal dysphagia, which could provide assistance for nurses, thereby improving the quality of care and safety of the service provided for hospitalized patients.

          Related collections

          Most cited references 14

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Equipe de enfermagem e comunicação: contribuições para o cuidado de enfermagem

          O objeto deste estudo é o processo de comunicação na equipe de enfermagem. A pesquisa é qualitativa e descritiva, cujo objetivo é identificar os elementos que compõem o processo de comunicação da equipe de enfermagem, analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela equipe e discutir suas influências no cuidado de enfermagem. O referencial teórico aplicado é o modelo de processo de comunicação proposto por Berlo. As técnicas de produção dos dados foram a entrevista semi-estruturada, com 25 profissionais de enfermagem, e a observação participante. Aos dados foram aplicadas as técnicas de análise de conteúdo temática. Para a equipe de enfermagem, a comunicação é uma forma de interação, um meio para o entendimento entre as pessoas e um instrumento para transmitir informações de modo verbal.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            COMUNICAÇÃO EFETIVA NO TRABALHO EM EQUIPE EM SAÚDE: DESAFIO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE

            RESUMO Ensaio reflexivo que versa sobre a comunicação efetiva na perspectiva do trabalho da equipe interdisciplinar para a qualidade dos cuidados em saúde e a segurança do paciente. Na análise do objeto em tela, identificou-se que programas de treinamentos de habilidades de comunicação, simulações práticas e maneiras padronizadas para apresentar informações do paciente constituem formas efetivas para transpor barreiras à comunicação ineficaz. A adoção de estratégias para melhoria da comunicação da equipe representa desafio que requer mudança na cultura de segurança do paciente nas organizações de saúde.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Identification and nursing management of dysphagia in individuals with acute neurological impairment (update)

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                codas
                CoDAS
                CoDAS
                Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (São Paulo, SP, Brazil )
                2317-1782
                2020
                : 32
                : 3
                Affiliations
                Niterói Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Fluminense Brazil
                Article
                S2317-17822020000300306 S2317-1782(20)03200300306
                10.1590/2317-1782/20202019060

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 17, Pages: 0
                Product
                Product Information: website
                Categories
                Artigos Originais

                Comments

                Comment on this article