13
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Evidências de validade psicométricas do inventário de estressores no trabalho em oncologia Translated title: Evidence of psychometric validity of the inventory of stressors in work in oncology Translated title: Evidencias de validez psicométricas del inventario de estresores en el trabajo en oncología

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O trabalho dos profissionais da saúde em oncologia é impactado por fatores estressores de diversas naturezas. O presente estudo objetivou realizar a adaptação do Inventário de Estressores no Trabalho em Oncologia para o Brasil e testar evidências de validade. O inventário foi aplicado a 384 profissionais, a maioria do sexo feminino e da Região Sudeste, com tempo médio de trabalho na oncologia de 9,4 anos. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, e avaliação da confiabilidade e da invariância do instrumento entre enfermeiros e outras categorias ocupacionais. As análises confirmaram a quantidade de dimensões do modelo original, porém indicaram a redução da quantidade de itens, resultando em uma estrutura de cinco dimensões e 25 itens. Os resultados sugerem um instrumento com boas propriedades psicométricas, o que permite que seu uso seja recomendado em amostras brasileiras.

          Translated abstract

          Stressors of various natures impact the work of oncology health professionals. The present study aimed to perform the adaptation to Brazil of the Inventory of Stressors in Oncology and to test evidences of its validity. The inventory was applied to 384 professionals, most of them females from the Southeast region, with a mean working time in oncology of 9.4 years. Exploratory and confirmatory factorial analysis, evaluation of scale reliability and invariance among nurses and other occupational categories were conducted. The analyzes confirmed the quantity of dimensions of the original model, but recommended the reduction of the quantity of items to a five-dimension structure and 25 items. The results suggest that this is an instrument with good psychometric properties, which endorse its use in Brazilian samples.

          Translated abstract

          El trabajo de los profesionales de la salud en oncología es impactado por factores estresores de diversas naturalezas. El presente estudio objetivó fue realizar la adaptación para Brasil y probar evidencias de validez del Inventario de Estrés en el Trabajo en Oncología. El inventario fue aplicado a 384 profesionales, la mayoría del sexo femenino y de la región Sudeste, con tiempo medio de trabajo en la oncología de 9,4 años. Se realizaron análisis factoriales exploratorios y confirmatorios, evaluación de la confiabilidad y de la invariancia de la escala entre los enfermeros y otras categorías ocupacionales. Los análisis confirmaron la cantidad de dimensiones del modelo original, pero con reducción de la cantidad de ítems, resultando en una estructura de cinco dimensiones y 25 ítems. Los resultados sugieren un instrumento con buenas propiedades psicométricas, que permiten recomendar su uso en muestras brasileñas.

          Related collections

          Most cited references30

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Uso da análise fatorial exploratória em psicologia

          A análise fatorial exploratória (AFE) é um conjunto de técnicas estatísticas amplamente utilizadas nas pesquisas em Psicologia. Durante sua execução, diversas decisões precisam ser tomadas a fim de se obter uma estrutura fatorial adequada. O presente artigo tem por objetivo discutir alguns dos principais aspectos desta técnica, apresentando estudos atualizados sobre o tema. Diferenças entre análise fatorial exploratória e análise de componentes principais, retenção e rotação fatorial, tamanho da amostra ideal, importância da variância explicada e a confiabilidade da solução fatorial são alguns dos tópicos discutidos. Aponta-se para o fato de que todas as decisões a serem tomadas durante a execução de uma análise fatorial exploratória não podem ser arbitrárias e subjetivas, mas devem ser pautadas em critérios teóricos e metodológicos claros. Este estudo pretende auxiliar pesquisadores da área da Psicologia a realizarem AFEs com maior discernimento teórico e metodológico.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Versão resumida da "job stress scale": adaptação para o português

            OBJETIVO: Descrever o processo de adaptação, para o português, da versão resumida da "job stress scale", originalmente elaborada em inglês. MÉTODOS: Foram avaliados seis aspectos de equivalência entre a escala original e a versão para o português: as equivalências conceitual, semântica, operacional, de itens, de medidas e funcional. Tomou-se por base um estudo de confiabilidade teste-reteste com 94 indivíduos selecionados. RESULTADOS: O estudo de confiabilidade teste-reteste entre 94 indivíduos permitiu estimativas de reprodutibilidade (coeficientes de correlação intraclasse) para as dimensões de "demanda", "controle" e "apoio social" da escala de 0,88, 0,87 e 0,85, respectivamente. Para as mesmas dimensões, as estimativas de consistência interna (alpha de Cronbach) foram, respectivamente, 0,79, 0,67 e 0,85. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o processo de adaptação da escala foi bem sucedido, indicando que seu uso no contexto sociocultural da população de estudo (Estudo Pró-Saúde) é apropriado.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos

              A Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) é uma técnica da modelagem de equações estruturais que avalia em que medida a configuração e os parâmetros de determinado instrumento psicométrico são invariantes (equivalentes) para diferentes grupos. Tal técnica tem se apresentado como um importante recurso no desenvolvimento, no uso, na avaliação e no refinamento de instrumentos psicométricos. Entretanto, no Brasil há enorme escassez de publicações sobre o tema. Assim, o presente estudo discute a AFCMG, apresentando suas potencialidades. Ao longo do artigo três grandes tópicos são abordados: os diferentes modelos a serem testados, a invariância completa versus a invariância parcial, e os métodos de avaliação de invariância dos modelos. Espera-se que esta leitura auxilie pesquisadores na compreensão, na interpretação e no uso da AFCMG.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rpot
                Revista Psicologia Organizações e Trabalho
                Rev. Psicol., Organ. Trab.
                Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) (Brasília, DF, Brazil )
                1984-6657
                June 2020
                : 20
                : 2
                : 974-983
                Affiliations
                [1] orgnameUniversidade Salgado de Oliveira Brasil
                Article
                S1984-66572020000200003 S1984-6657(20)02000200003
                10.17652/rpot/2020.2.17451
                71a5e26d-5be8-4937-a4c1-f94149cf5846

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 06 January 2019
                : 02 November 2019
                : 05 November 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 38, Pages: 10
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                occupational stressors,profesionales de la salud,psychometry,health professionals,estresores ocupacionales,psicometría,profissionais da saúde,psicometria,estressor ocupacional

                Comments

                Comment on this article