6
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A invisibilidade das pessoas LGBTQIA+ nas bases de dados: novas possibilidades na Pesquisa Nacional de Saúde 2019? Translated title: The invisibility of the LGBTQIA+ people in the databases: new possibilities in the 2019 National Health Research?

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo A disponibilidade de informações a respeito das minorias populacionais, nesse caso, da população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Queers, Intersexuais e Assexuais) e a possibilidade de cruzamentos com demais variáveis em bases populacionais é imprescindível para a compreensão das similaridades e especificidades da realidade vivenciada por estes grupos, bem como para a criação de políticas públicas focalizadas. Nesse sentido, buscamos refletir nesse artigo sobre os problemas relativos à investigação sobre as orientações/performances de sexo e gênero e, por consequência, a falta de informação sobre tal temática disponível nas bases de dados populacionais. A partir da inclusão da pergunta sobre orientação sexual na base de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, apesar das limitações, apresentamos algumas das possíveis oportunidades de investigações sobre o tema a partir de diferentes óticas.

          Translated abstract

          Abstract The availability of information about population minorities, in this case, the LGBTQIA+ population (Lesbians, Gays, Bisexual, Transvestite/Transsexual, Queer, Intersex, and Asexual), and the possible intersections with other variables on population bases is essential for understanding the similarities and specificities of the reality experienced by these groups, and the establishment of focused public policies. In this sense, this paper aims to reflect on the problems related to research about the sex and gender orientations/performances and, consequently, the lack of information on this topic available in population databases. From the inclusion of the question about sexual orientation in the 2019 National Health Survey database, despite the limitations, this paper presents possible opportunities for investigations on the topic from different perspectives.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Que direito à saúde para a população GLBT? Considerando direitos humanos, sexuais e reprodutivos em busca da integralidade e da eqüidade

          Este artigo tem como objetivo problematizar a pertinência de uma política de saúde para a população de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - GLBT. A partir da consideração dos processos de violação de seus direitos humanos, sistematicamente comprometidos devido a estigmas e processos discriminatórios, busca-se evidenciar a necessidade de uma política de saúde específica a esta população, na perspectiva da integralidade da atenção e da eqüidade no sistema de saúde. O desafio da construção de uma política de atenção integral à saúde dessa população, tal como prevista no programa de governo federal Brasil sem Homofobia, implica a complexificação e alargamento do que se compreende por direitos sexuais e reprodutivos para a efetiva promoção da eqüidade e universalidade do acesso aos bens e serviços.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Políticas de saúde para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil: em busca de universalidade, integralidade e equidade

            Neste artigo são analisadas as políticas públicas de saúde voltadas à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no Brasil, a partir de entrevistas com gestoras governamentais e com integrantes da sociedade civil organizada, além da análise crítica de planos, programas e outros documentos de referência. Destacamos ações no âmbito do Poder Executivo Federal, concebidas e executadas por parcerias intragovernamentais e com a sociedade civil, tendo LGBT como público-alvo. Identificamos, por fim, que tais ações, quando comparadas às de outras áreas, caracterizam-se como mais consolidadas, transversalizadas, intersetorializadas e pioneiras, embora ainda não plenamente estruturadas segundo os princípios de universalidade, integralidade e equidade.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Lenguaje, poder e identidad

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csc
                Ciência & Saúde Coletiva
                Ciênc. saúde coletiva
                ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1413-8123
                1678-4561
                September 2021
                : 26
                : 9
                : 4059-4064
                Affiliations
                [2] Rio de Janeiro RJ orgnameSecretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro Brasil
                [1] Rio de Janeiro RJ orgnameInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística orgdiv1Escola Nacional de Ciências Estatísticas Brasil litaacarvalho@ 123456yahoo.com.br
                Article
                S1413-81232021001104059 S1413-8123(21)02600904059
                10.1590/1413-81232021269.12002021
                9725e019-82fe-472d-9447-b1a36c54e5b2

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 23 May 2021
                : 02 June 2021
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 16, Pages: 6
                Product

                SciELO Public Health

                Categories
                Opinião

                Fonte de dados,PNS 2019,LGBTQIA+ population,Data source,População LGBTQIA+

                Comments

                Comment on this article