13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Saúde mental na gestação, no nascimento e na primeira infância: análise crítica de políticas públicas brasileiras Translated title: Mental health during pregnancy, childbirth, and early childhood: a critical analysis of Brazilian public policy

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Introdução Gestação, nascimento e primeira infância são momentos da vida familiar que envolvem expressivas transformações e desafios para a assistência à saúde. Objetivo O presente artigo propõe uma análise crítica das principais políticas públicas de saúde brasileiras relacionadas à saúde mental neste período desenvolvimental das famílias. Método Trata-se de um estudo documental, exploratório e analítico, no qual 13 documentos do Ministério da Saúde foram analisados quanto a duas categorias temáticas definidas a priori: 1) concepções de saúde mental e 2) atores e práticas envolvidos no cuidado em saúde mental. Resultados Os termos saúde mental e humanização foram citados de forma ampla, sem clareza de suas definições e aplicações. A equipe multidisciplinar foi destacada, no entanto não foram encontradas especificações a respeito dos profissionais que deveriam compô-la e nem da capacitação para atuação nessa área. Conclusão Propõe-se a diferenciação do conceito de humanização e do cuidado em saúde mental relacionados à gestação, ao nascimento e à primeira infância, destacando-se o papel do psicólogo e a importância da aproximação entre pesquisa e políticas públicas de saúde.

          Translated abstract

          Abstract Background Pregnancy, childbirth, and early childhood are moments of family life that involve transformations and a challenge in terms of health care assistance. Objective We sought to critically analyze Brazilian public health policies related to mental health issues during this family developmental stage. Method This is an exploratory and analytical, document-based study. Thirteen documents from the Ministry of Health were analyzed using two previously established thematic categories: 1) conceptions of mental health and 2) agents and practices involved in mental health care. Results While the terms mental health and humanization were used extensively, there was little clarity regarding their definitions and applications. The multidisciplinary team was highlighted, but the professionals who should make it up and the training to work in this area were inadequately defined. Conclusion We propose a differentiation between the fields of humanization and mental health care for pregnancy, childbirth, and early childhood, highlighting the role of psychologists and the need for greater proximity between research and public health policy.

          Related collections

          Most cited references33

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Análise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalar

          O termo "humanização" tem sido empregado constantemente no âmbito da saúde. É a base de um amplo conjunto de iniciativas, mas não possui uma definição mais clara, geralmente designando a forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico, associada ao reconhecimento dos direitos do paciente, de sua subjetividade e cultura, além do reconhecimento do profissional. Tal conceito pretende-se norteador de uma nova práxis na produção do cuidado em saúde. Este artigo, de cunho exploratório, visa analisar o discurso do Ministério da Saúde sobre a humanização da assistência. Investigamos os sentidos e expectativas associados à idéia de humanização a partir da análise dos textos oficiais, retomando um diálogo crítico com os autores da área de saúde pública e das ciências sociais. Discutimos as idéias centrais da humanização como oposição à violência; oferta de atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, melhoria das condições de trabalho do profissional, e ampliação do processo comunicacional, eixo central dos textos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O Psicólogo na atenção básica:: uma incursão pelas políticas públicas de saúde Brasileiras1

            Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo foi identificar, na legislação federal de saúde, em que medida e de que forma as políticas públicas contemplam a atuação do psicólogo na atenção básica no Brasil, ampliando a compreensão da inserção dos psicólogos no Sistema Único de Saúde (SUS). Utilizouse o método de pesquisa documental, e os resultados mostraram que as políticas tratam da inclusão do psicólogo nas equipes de saúde em apenas 14 dos 964 documentos pesquisados. Há prevalência de inclusão nos níveis secundário e terciário de atenção. No modelo de atenção preconizado, a relação que o profissional de Psicologia estabelece com a atenção básica se dá através do Apoio Matricial às equipes de saúde da família. Entretanto, identificou-se que este constitui atuação de nível secundário. Concluiu-se que a configuração das políticas de saúde não favorece a efetivação de uma atuação do psicólogo condizente com as demandas da atenção básica. Entende-se que o SUS deveria contar com psicólogos nas unidades locais de saúde, inseridos nas equipes de saúde da família que desenvolvessem trabalho interdisciplinar voltado para a atenção integral, e com psicólogos especialistas locados nos núcleos e nos centros nos níveis secundário e terciário.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Handbook of Research Methods in Health Social Sciences

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cadsc
                Cadernos Saúde Coletiva
                Cad. saúde colet.
                Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1414-462X
                2358-291X
                December 2022
                : 30
                : 4
                : 525-537
                Affiliations
                [01] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Brazil
                [02] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Brazil
                Article
                S1414-462X2022000400525 S1414-462X(22)03000400525
                10.1590/1414-462x202230040502
                bdd97c2c-1929-4c54-ab8b-a30fd68b3277

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 16 October 2020
                : 03 February 2021
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 33, Pages: 13
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                assistência à saúde da mulher e da criança,mental health,pregnancy,childbirth,public policy,maternal-child health services,saúde mental,gravidez,nascimento,política pública

                Comments

                Comment on this article