6
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Qualidade dos registros de violência sexual contra a mulher no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) em Santa Catarina, 2008-2013 Translated title: Calidad de registros de violencia sexual contra la mujer en el Sistema de Información de Agravios de Notificación (Sinan) en Santa Catarina, Brasil, 2008-2013 Translated title: Quality of records on sexual violence against women in the Information System for Notifiable Diseases (Sinan) in Santa Catarina, Brazil, 2008-2013

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Objetivo: descrever a qualidade dos registros de casos de violência sexual contra a mulher notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) em Santa Catarina, Brasil, de 2008 a 2013. Métodos: avaliação normativa, com dados dos registros de casos de violência sexual contra a mulher (≥10 anos de idade); a qualidade dos dados foi descrita de acordo com as dimensões ‘não duplicidade’ (aceitável quando >95%), ‘completitude’ (boa quando >75%) e ‘consistência’ (excelente quando >90,0%) da informação. Resultados: foram estudados 2.010 registros de casos de violência sexual contra mulheres, após a exclusão de quatro registros duplicados; o percentual de não duplicidade foi de 99,9% (aceitável), a completitude foi de 93,3% (boa), e a consistência, de 98,9% (excelente). Conclusão: os resultados apresentados apontam a utilidade do Sinan como fonte de informações para a vigilância da violência sexual contra a mulher e planejamento de ações de enfrentamento dessa agressão.

          Translated abstract

          Resumen Objetivo: describir la calidad de los registros de casos de violencia sexual contra la mujer, notificados en el Sistema de Información de Agravios de Notificación (Sinan), en Santa Catarina, Brasil, de 2008 a 2013. Métodos: evaluación normativa con datos de los registros de casos de violencia sexual contra la mujer (≥10 años de edad); la calidad de los datos se describe con las dimensiones ‘no duplicidad’ (aceptable cuando >95%), ‘completitud’ (buena cuando >75%) y ‘consistencia’ (excelente cuando >90,0%) de la información. Resultados: se estudiaron 2.010 registros de casos de violencia sexual contra mujeres, tras la exclusión de cuatro registros duplicados; el porcentaje de no duplicidad fue del 99,9% (aceptable); la completitud fue 93,3% (buena) y la consistencia 98,9% (excelente). Conclusión: los resultados presentados muestran la utilidad del Sinan como fuente de información para la vigilancia de violencia sexual contra la mujer y planificación de acciones de enfrentamiento a esa agresión.

          Translated abstract

          Abstract Objective: to describe the quality of records on cases of sexual violence against women, reported in the Information System for Notifiable Diseases (Sinan), in Santa Catarina State, Brazil, from 2008 to 2013. Methods: normative assessment with data from records of sexual violence cases against women (≥10 years old); data quality was described according to the dimensions ‘non-duplicity’ (acceptable when >95%), ‘completeness’ (good when >75%), and ‘consistency’ (excellent when >90.0%) of information. Results: 2,010 cases of sexual violence against women were studied, after the exclusion of four duplicate records; the percentage of non-duplicity was 99.9% (acceptable); of completeness was 93.3% (good) and of consistency was 98.9% (excellent). Conclusion: the results presented point out the usefulness of Sinan as a source of information for the surveillance of sexual violence against women and for planning actions to tackle this type of aggression.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Gênero: uma categoria útil de análise histórica.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação

            Este artigo trata da violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que enfoca a condição de gênero como categoria de análise central para a compreensão da dinâmica deste fenômeno. Inicialmente, localiza a precedência histórica da construção desse campo de estudo e de pesquisa no âmbito das ciências sociais, particularmente da sociologia, sob um olhar feminista. Segue abordando a categoria de violência contra a mulher como questão central no cotidiano, uma vez que o volume de denúncias das mais variadas formas de violência contra as mulheres tem persistência como relevante fenômeno social. Na sequência, destacam-se os locais institucionais de acolhimento deste fenômeno social, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam's) a partir dos anos 1980, assim como da área de saúde que, a partir dos anos 1990, se intensificou. Por fim, destaca-se o marco jurídico de avanço nos direitos presentes na Lei Maria da Penha (n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006) e na sua efetiva aplicação.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Revisão das dimensões de qualidade dos dados e métodos aplicados na avaliação dos sistemas de informação em saúde

              No Brasil, o monitoramento da qualidade dos dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) não segue um plano sistemático de avaliações. Este artigo revê as iniciativas de avaliação da qualidade das informações dos sistemas brasileiros, identificando as dimensões de qualidade abordadas e o método utilizado. Foram consultadas as bases de dados SciELO, LILACS e as referências bibliográficas dos artigos identificados. Identificaram-se 375 estudos, resultando em 78 estudos após as exclusões. As quatro dimensões mais freqüentes nos artigos totalizaram cerca de 90% das análises realizadas. Os estudos identificados priorizaram as dimensões de qualidade confiabilidade, validade, cobertura e completitude. Metade dos estudos se limitou a estudar dados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O pequeno número de estudos realizados sobre alguns sistemas e sua distribuição desigual entre as regiões impossibilitam que se conheça de forma ampla a qualidade dos sistemas de informação em saúde do país. A importância de informações de qualidade indica a necessidade de que se institua no Brasil uma política de gerenciamento dos dados dos sistemas de informação em saúde.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ress
                Epidemiologia e Serviços de Saúde
                Epidemiol. Serv. Saúde
                Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil (Brasília, DF, Brazil )
                1679-4974
                2237-9622
                February 2018
                : 27
                : 1
                : e20171493
                Affiliations
                [1] Florianópolis Santa Catarina orgnameSecretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina orgdiv1Coordenação de Políticas de Saúde Brazil
                [2] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina orgdiv1Departamento de Saúde Pública Brazil
                Article
                S2237-96222018000100301
                10.5123/s1679-49742018000100003
                29412348
                c1f8e4b1-c7df-44e7-aec1-faed44516d8d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 05 June 2017
                : 30 August 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                Epidemiología Descriptiva,Violencia Sexual,Adolescente,Women,Notification,Delitos sexuais,Epidemiologia Descritiva,Mujeres,Notificación,Adolescent,Epidemiology, Descriptive,Mulheres,Notificação,Sex Offenses

                Comments

                Comment on this article