26
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Diversidade de Leguminosae nas caatingas de Tucano, Bahia: implicações para a fitogeografia do semi-árido do Nordeste do Brasil Translated title: Leguminosae diversity in the caatinga of Tucano, Bahia: implications for phytogeography of semi-arid region of Northeastern Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO A família Leguminosae é a mais diversa nas caatingas em termos de número de espécies, as quais apresentam diferentes padrões de distribuição geográfica que têm permitido inferir relações florísticas entre diferentes áreas. Este trabalho apresenta o levantamento das Leguminosae nas caatingas da região de Tucano com o objetivo de avaliar a similaridade florística entre essas caatingas com a de outras áreas do semi-árido brasileiro. Para tanto, foram realizadas 11 excursões para nove áreas de caatinga, de 2004 a 2006, e realizada uma análise de similaridade entre 24 áreas usando o índice de Sørensen e agrupamento por UPGMA. Foram amostradas 74 espécies pertencentes a 41 gêneros. As análises de similaridade mostraram que as caatingas de Tucano, apesar de geograficamente próximas, não foram agrupadas entre si, associandose, por outro lado, com outras áreas de caatinga localizadas sobre substratos semelhantes. Tais resultados mostram a importância do uso de uma escala local em estudos fitogeográficos e reforçam a hipótese de que a vegetação do semi-árido é constituída por duas biotas distintas, uma relacionada a áreas sobre sedimentos arenosos e outra a áreas em solos derivados do embasamento cristalino.

          Translated abstract

          ABSTRACT Leguminosae is the most diverse family in the caatinga based on the number of species. These species show distinct patterns of geographic distribution, allowing the infererence of floristic relationships between different areas. This paper presents a floristic survey of the Leguminosae in the caatinga at Tucano in order to assess floristic similarity with other areas of the Brazilian semi-arid. Eleven fieldtrips to nine caatinga sites were carried out from 2004 to 2006. Similarity analysis of 24 caatinga areas was performed using Sørensen's index and UPGMA clustering. The survey identified 74 species belonging to 41 genera. Despite closer proximity of the caatinga areas studied in Tucano, these areas were not grouped together in the cluster analysis. They were grouped with other areas of caatinga growing on similar substrate. These results highlight the importance of a local scale in phytogeographical studies and support the hypothesis that semi-arid vegetation includes two distinct biotas, one related to sedimentary sand surfaces, the other on soils derived from the crystalline rock shield.

          Related collections

          Most cited references20

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          SEASONALLY DRY FORESTS OF TROPICAL SOUTH AMERICA: FROM FORGOTTEN ECOSYSTEMS TO A NEW PHYTOGEOGRAPHIC UNIT

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            The caatingas dominium

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Florística e fitossociologia de um remanescente de vegetação caducifólia espinhosa arbórea em Caruaru, Pernambuco

              A Vegetação Caducifólia Espinhosa (VCE) que recobre a maior parte do semi-árido, vulgarmente chamada caatinga, é bastante diversificada em função de diferenciações climáticas e morfopedológicas. Como pouco se sabe sobre suas características nos limites de sua distribuição, como na região fisiográfica do Agreste no planalto da Borborema, foi realizado o levantamento florístico e fitossociológico de uma área do município de Caruaru, Pernambuco. Foram amostrados todos os indivíduos com diâmetro do caule ao nível do solo > 3 cm e altura total > 1 m, presentes em 36 parcelas de 10 × 20m (total de 0,72 ha). Foram coletadas 96 espécies, distribuídas por 41 famílias, com 55 espécies amostradas no levantamento fitossociológico. A maioria delas é comum a outras áreas secas do sertão nordestino, embora algumas também ocorram em ambientes com maior disponibilidade hídrica. Densidade (3.810 indivíduos ha¹) e área basal (24,9m² ha-1) totais e as distribuições de diâmetros foram na faixa encontrada em outras áreas da VCE, mas o número de plantas com altura acima de 8m foi maior, quase o dobro da que tinha o maior número registrado. Também as espécies mais importantes foram as mesmas encontradas em outras áreas da VCE e foram distintas das encontradas nas Florestas Estacionais de Altitude (FEA, brejos), na Vegetação Caducifólia não Espinhosa (VCNE, carrasco) e nas Florestas Ombrófilas das Terras Baixas (FOTB, Mata Atlântica), do Nordeste. Numa análise de agrupamento com base na flora, as FOTB formaram um grupo separado e no outro, VCE e FEA foram mais semelhantes que VCNE. Estruturalmente, VCE tem menos plantas de pequeno porte que FEA e VCNE e tem menos plantas com porte grande que FEA e mais que VCNE. A vegetação na área de Agreste em Caruaru é uma VCE arbórea, com porte alto e presença de algumas poucas espécies mais comuns em locais mais úmidos que o núcleo do Sertão nordestino.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rod
                Rodriguésia
                Rodriguésia
                Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0370-6583
                2175-7860
                April 2007
                : 58
                : 2
                : 379-391
                Affiliations
                [1] Feira de Santana Bahia orgnameUniversidade Estadual de Feira de Santana orgdiv1Depto. de Ciências Biológicas Brazil
                Article
                S2175-78602007000200379
                10.1590/2175-7860200758212
                d70cfc58-66c4-4cdd-a5bf-a2b869790140

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : March 2007
                : August 2006
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 46, Pages: 13
                Product

                SciELO Brazil


                Biogeografia,florestas secas,similaridade florística,Biogeography,dry forests,floristic similarity

                Comments

                Comment on this article