14
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Turismo e participação social na gestão do Centro Histórico de Salvador (BA) Translated title: Tourism and social participation in the management of the Historic Center of Salvador (BA)

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Cada vez mais próximo a setores empresariais, o turismo tem se tornado alvo de recorrentes críticas por se distanciar de setores sociais na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas e/ou programas de recuperação de centros históricos, principalmente em áreas urbanas. Com base em recomendações internacionais, projetos de âmbito nacional, jornais e observação direta, o presente artigo tem como objetivo avaliar os impactos da atividade turística nos projetos para o Centro Histórico de Salvador, na Bahia. A primeira parte do texto tratará do reconhecimento do turismo como instrumento de difusão e de sustentabilidade para zonas históricas urbanas por meio de normativas internacionais e iniciativas de âmbito nacional. Posteriormente, será observado como tais dispositivos normativos e legais foram incorporados às ações de desenvolvimento turístico e aos projetos de revitalização no Centro Histórico de Salvador. Espera-se, com isso, contribuir para estudos urbanos e demais pesquisas que tratem da gestão participativa em áreas históricas e de intensa atividade turística.

          Translated abstract

          Abstract Increasingly close to business sectors, tourism has become the target of recurrent criticism for distancing from social sectors during designing and monitoring public policies and/or programs to restore historic centers, especially in urban areas. Based on international recommendations, national projects, newspapers and direct observation, this article aims to evaluate the impacts of tourist activity in Salvador historic center preservation and revitalization projects. The first part of the text will deal with the recognition of tourism as an instrument of diffusion and sustainability for urban historical zones through international regulations and national initiatives. Subsequently, it will be observed how such normative and legal devices were incorporated in the actions of tourist development and revitalization projects in the historical center of Salvador, Bahia. Therefore, it is expected to contribute to urban studies and other research that deal with participative management in historical areas and intense tourism activity.

          Related collections

          Most cited references4

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          El centro histórico como proyecto y objeto de deseo

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            PCH: a preservação do patrimônio cultural e natural como política regional e urbana

            RESUMO Este texto analisa as raízes do Programa das Cidades Históricas, sua criação em 1973 e sua desativação no início da década de 1980. Suas raízes estariam na inserção do Iphan na rede de cooperação internacional, no ideário de seu principal articulador, o arquiteto Renato Soeiro, e no objetivo do governo militar de promover o desenvolvimento da região Nordeste. Para sua criação, teria contribuído a presença de nordestinos e nortistas em ministérios e altos postos do governo militar. Após 36 anos da criação do Sphan, o protagonismo das ações sobre o patrimônio seria transferido do Rio de Janeiro para o Recife, fortalecendo grupos locais e dando início a uma disputa pelo controle do Iphan. Sem contar mais com o apoio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral da Presidência da República, o PCH começa a ser desativado em 1979, no governo do Gal. João Figueiredo, com uma nova política cultural destinada a criar uma base popular para a "abertura política gradual e controlada". Paralelamente a essa mudança ideológica, se acirra a disputa entre os grupos do Recife e do Rio de Janeiro e se dá a progressiva desativação do PCH.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Confronto e entre posição: os efeitos da metropolização na vida das cidades

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                urbe
                urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
                urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana
                Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, PR, Brazil )
                2175-3369
                April 2019
                : 11
                : 0
                : e20180026
                Affiliations
                [01] Niterói Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Fluminense orgdiv1Instituto de Ciências Humanas e Filosofia orgdiv2Departamento de Ciência Política Brazil
                Article
                S2175-33692019000100236
                10.1590/2175-3369.011.e20180026
                e257e13d-e026-41a7-a266-4b5a9df2376b

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 01 November 2018
                : 31 January 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 19, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Científicos

                Historic centers,Tourism,Participative management,Centros históricos,Turismo,Gestão participativa

                Comments

                Comment on this article