Inviting an author to review:
Find an author and click ‘Invite to review selected article’ near their name.
Search for authorsSearch for similar articles
32
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Estudo das condições de saúde das crianças no Município de São Paulo, SP (Brasil), 1984-1985: V - Anemia Translated title: A study of children's health in S. Paulo city (Brazil), 1984-1985: V - Anemia

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Dentro de estudo populacional sobre condições de saúde na infância, uma amostra representativa das crianças menores de cinco anos do Município de São Paulo, Brasil (n = 912) foi estudada quanto à prevalência e distribuição da anemia. A freqüência de crianças anêmicas (concentração de hemoglobina < 11g/dl) foi de 35,6%, sendo de 14,7% a freqüência de casos severos (hemoglobina < 9,5g/dl). As maiores prevalências de anemia se concentraram na faixa etária de 6 a 24 meses de idade, onde mais da metade das crianças se mostraram anêmicas e cerca de metade dos casos corresponderam a formas severas da deficiência. Embora a prevalência da anemia tenda a diminuir com a melhoria do nível socioeconômico da população, não se detectaram estratos da população imunes à deficiência. Em comparação à situação observada no Município há cerca de dez anos, verifica-se elevação expressiva da prevalência da anemia: mais de 50% para o total de casos e mais de 100% para as formas severas da deficiência. O conjunto das informações geradas pelo estudo epidemiológico realizado em 1984/85 sugere que a anemia na infância no Município de São Paulo esteja relacionada basicamente a características desfavoráveis da alimentação infantil, sendo menos relevante o papel que poderia ser atribuído às parasitoses intestinais.

          Translated abstract

          As part of a broad epidemiologic survey on the health status of children living in the city of S.Paulo, Brazil, a representative sample of under-fives was studied with regard to the prevalence and distribution of anemia. The prevalence of anemic children (hemoglobin < 11g/dl) was 35.6% and the prevalence of severe cases (hemoglobin < 9.5g/dl) was 14.7%. The highest rates of anemia were found between 6 and 24 months of age, a period in which more than half of the children surveyed were anemic and around 50% of the cases corresponded to severe forms of the deficiency. The prevalence of anemia tended to decrease with the improvement of the socioeconomonic status, but no segment of the population free from anemia was detected. Compared to the situation verified in the city around 10 years ago, an impressive increase in the prevalence of anemia was observed: of more than 50% for the total of anemic children and of more then 100% for the severe cases. In the light of all the data produced by the survey, there are strong evidences that child anemia in the city of S.Paulo is due rather to the unfavorable characteristics of the diet than to the presence of intestinal parasites.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Anemia ferropriva em crianças do município de São Paulo

          Em uma amostra de crianças do município de São Paulo, com idade variando de 6 a 60 meses foi estudada a prevalência de anemia, suas relações com a renda familiar em salários mínimos per capita, com a idade da criança e com a escolaridade materna. Foi também estudada a dieta dessas crianças no que tange sua adequação em ferro de origem animal e vegetal, complementando o estudo com prova terapêutica em uma pequena amostra. Concluiu-se que a anemia observada foi do tipo ferropriva, ocorrendo mais freqüentemente entre crianças menores de 2 anos e em crianças pertencentes a famílias de baixa renda. Em função dos achados os autores recomendam, particularmente, o uso profilático de sulfato ferroso durante o primeiro ano de vida no sentido de suplementar ferro uma vez que a dieta própria para a idade, pobre neste nutriente, é o fator básico para o aparecimento da anemia. Chamam também a atenção para a utilização de técnicas simplificadas para o diagnóstico precoce da anemia ferropriva, como rotina de serviço principalmente em crianças menores de 2 anos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Diagnóstico de deficiência de ferro na infância

            Com o objetivo de enfatizar a importância da escolha adequada de um parâmetro foi analisado o diagnóstico de deficiência de ferro de 855 crianças, com 60 meses e menos de idade, utilizando o padrão proposto pela OMS (11,0 g/dl) e outros. A inclusão de maior número de "falsos-positivos", resultante de parâmetros de maior sensibilidade do que o da OMS, é compensada pela garantia de tratamento à maior parte das crianças ferro-deficientes. Ao mesmo tempo que tal ampliação de programa é importante em sociedades de países em desenvolvimento, onde a prevalência de anemia é elevada, esta extensão é factível de ser executada dado o baixo custo do suplemento de ferro.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Estudo das condições de saúde das crianças do Município de São Paulo, SP, (Brasil), 1984-1985: II- Antropometria nutricional

              Como parte de amplo estudo epidemiológico sobre condições de saúde na infância, avaliou-se através de exame antropométrico o estado nutricional de urna amostra representativa das crianças menores de cinco anos residentes no Município de São Paulo, SP, Brasil (n = 1.013). Utilizando os critérios diagnósticos da classificação de Gomez, a prevalência da desnutrição no Município foi estimada em 25,9%, sendo de 2,9% a prevalência de formas moderadas e nula a de formas severas. Através da comparação com estudo realizado há cerca de 10 anos, não se evidencia atenuação nos índices de desnutrição no Município, o que contrasta com a pronunciada queda observada nos coeficientes de mortalidade infantil e pré-escolar. A distribuição etária da desnutrição denota clara proteção do primeiro ano e concentração de casos na faixa etária subseqüente, fatos importantes que devem ser levados em conta tanto na investigação dos determinantes da desnutrição quanto na formulação de programas de controle. A distribuição do estado nutricional pelos diferentes estratos populacionais, além de confirmar a inconteste determinação sócio-econômica da desnutrição, evidencia que, no Município de São Paulo, a clientela potencial para os programas de prevenção e controle da desnutrição somaria pelo menos 400.000 crianças.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rsp
                Revista de Saúde Pública
                Rev. Saúde Pública
                Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brazil )
                0034-8910
                1518-8787
                June 1987
                : 21
                : 3
                : 255-260
                Affiliations
                [01] São Paulo SP orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Faculdade de Saúde Pública orgdiv2Departamento de Nutrição Brasil
                Article
                S0034-89101987000300010 S0034-8910(87)02100310
                10.1590/S0034-89101987000300010
                e8f6508b-4de0-464d-9df5-9422aeb22ce6

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 27 April 1987
                : 04 February 1987
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 6
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos Originais

                Health surveys,Saúde da criança,Anemia, hypochromic,Socioeconomic factors,Child nutrition,Child health,Anemia,Inquéritos epidemiológicos,Anemia ferropriva

                Comments

                Comment on this article