19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A influência da confiança no parceiro na decisão do uso da camisinha Translated title: The influence of partner's trust in deciding to use condoms

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Comportamentos sexuais de risco podem prejudicar a saúde física e mental de uma pessoa. Nesse contexto, o uso de camisinha é considerado um dos principais meios de avaliação. Contudo, apesar de reconhecida sua importância, estudos indicam que há grande inconsistência no uso do preservativo, sendo a confiança no parceiro uma variável de relevante poder preditivo nesse cenário. O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento sexual de risco a partir da construção de uma escala de uso de camisinha em função da confiança no parceiro (EUC). Para tanto, contou-se com uma amostra composta por 346 participantes que responderam o instrumento e perguntas sociodemográficas. Os parâmetros psicométricos da escala foram avaliados por meio de uma análise de componentes principais que mostrou a solução unifatorial como mais adequada, explicando 34,77% da variância e com Alfa de Cronbach de 0,81. Por fim, compararam-se as médias para avaliar se haviam diferenças na pontuação da EUC quanto ao tipo de relacionamento e ao gênero dos participantes, não sendo encontradas diferenças significativas. Considera-se que a EUC poderá contribuir nas pesquisas sobre comportamentos sexuais de risco e incitar discussões acerca de como a confiança no parceiro influencia no uso inconsistente da camisinha e em outros comportamentos de risco relacionados ao sexo.

          Translated abstract

          Condom use is considered one of the main ways of evaluating risky sexual behavior. However, despite acknowledging its importance, studies indicate inconsistencies in its use, being the trust on the partner a variable that has relevant predictive power in this scenario. This study aims to evaluate risky sexual behavior by the use of a scale constructed to measure condom use in function of trust on partner (EUC). For that purpose, the research counted with a non-probabilistic sample of 346 people whom answered the scale and sociodemographic questions. The psychometric parameters from the scale were evaluated by a Principal Component analysis that showed the one factor solution to be more adequate, explaining 34,77% of total variance and Cronbach's Alpha of 0,81. The results indicate that trust on partner has, in fact, great predictive power. Lastly, means were compared to investigate if there were differences in the scores of EUC regarding the type of relationship and the gender of participants. No significate differences were found. As a conclusion, EUC can assist research regarding risky sexual behavior and start discussions of how trust on partner influences the inconsistent use of condoms and other sexually related risk behaviors.

          Related collections

          Most cited references30

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Adolescência e reprodução no Brasil: a heterogeneidade dos perfis sociais

          Neste estudo, estimou-se a prevalência de gravidez na adolescência (GA), em Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, analisando-se o perfil de quem engravida e seus parceiros e os resultados da gestação. Trata-se de inquérito domiciliar, com entrevistas de uma amostra estratificada de homens e mulheres entre 18 e 24 anos, para a avaliação retrospectiva da GA. Foram entrevistados 4.634 jovens (85,2% dos elegíveis); 21,4% dos homens e 29,5% das mulheres com 20 anos e mais referiram GA, mas poucas se deram antes dos 15 anos (0,6% e 1,6%). A gravidez entre adolescentes foi relatada por 55,1% dos homens e 27,9% das mulheres; a maioria dessas teve a GA em relacionamento estável com parceiro mais velho (79,8%). A ocorrência de GA variou inversamente com a escolaridade e a renda. A primeira GA foi levada a termo por 72,2% das mulheres e 34,5% dos homens, estes com maior percentual de relato de aborto provocado (41,3% contra 15,3% das moças). Com o nascimento de um filho antes dos 20 anos, parte das moças parou os estudos temporária (25,0%) ou definitivamente (17,3%), mas 42,1% já se encontravam fora da escola.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A disseminação da epidemia da AIDS no Brasil, no período de 1987-1996: uma análise espacial

            As taxas médias de incidência da AIDS em adultos no Brasil foram estimadas para os períodos 1987-89, 1990-92 e 1993-96, segundo o município de residência dos casos. Nas análises foram utilizadas as variáveis "tamanho da população do município de residência"; "proporção de população que vive em área urbana" e "concentração de pobreza", estratificando-se por sexo e categoria de exposição. A Região Sudeste apresenta menor ritmo de crescimento em contraste com os aclives acentuados das regiões Norte e Sul, do 2º ao 3º intervalo. Cotejando-se as variações das taxas de incidência de 1990-92 a 1993-96 por região ou tamanho de população, obtém-se maiores aumentos relativos entre as mulheres. Nas cidades grandes, a categoria "homo/bissexuais" prevalece, decrescendo proporcionalmente à medida que cresce o número de casos por transmissão heterossexual. Nos municípios médios predominam os usuários de drogas injetáveis e nos menores há aumento dos casos por transmissão heterossexual. A epidemia - ainda fenômeno urbano - dá sinais de expansão nos municípios rurais, intensificando-se naqueles situados abaixo do limite crítico regional do índice de pobreza. Há disseminação crescente da epidemia nos municípios mais pobres.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Comportamento sexual de risco: fatores associados ao número de parceiros sexuais e ao uso de preservativo em adolescentes

              O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores associados ao número de parceiros sexuais, no último ano, e ao uso de preservativo nas últimas três relações sexuais, entre jovens de quinze e dezoito anos de idade. Trata-se de um estudo transversal com 960 adolescentes. Foram consideradas duas variáveis dicotomizadas como indicativas de comportamentos sexuais de risco: dois ou mais parceiros sexuais nos últimos doze meses e uso ocasional de camisinha nas três últimas relações. Foi investigada a associação destes comportamentos com nível socioeconômico, sexo, escolaridade do adolescente e dos pais, idade, religião, morar com os pais, trabalho remunerado, uso de drogas, tabagismo, consumo de álcool e uso de bebidas alcoólicas na última relação sexual. Para a análise estatística, utilizou-se o modelo de regressão de Poisson. O número de parceiros sexuais nos últimos doze meses associou-se ao sexo, escolaridade do adolescente, uso de drogas ilícitas e cigarro no último mês, assim como consumo de bebida alcoólica antes da última relação sexual. O uso ocasional de preservativo associou-se ao sexo feminino e à baixa escolaridade materna. Os fatores associados ao aumento do número de parceiros sexuais apontam para a forte inter-relação entre comportamentos de risco.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                psd
                Psicologia, Saúde & Doenças
                Psic., Saúde & Doenças
                Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (Lisboa, , Portugal )
                1645-0086
                March 2019
                : 20
                : 1
                : 220-233
                Affiliations
                [1] Fortaleza CE orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Departamento de Psicologia Brasil glysa.meneses@ 123456uece.br
                Article
                S1645-00862019000100018
                10.15309/19psd200118
                0ff1b6ba-e082-4f45-8090-4679c956db2e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 06 October 2017
                : 19 March 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 40, Pages: 14
                Product

                SciELO Portugal


                parceiros sexuais,sexual behavior,condom,factorial analysis,sex partners,comportamento sexual,camisinha,análise fatorial

                Comments

                Comment on this article