9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde Translated title: Sintomas de depresión, ansiedad, estrés, y consumo de drogas en estudiantes del área de la salud Translated title: Symptoms of depression, anxiety, stress and drug use in health students

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo teve como objetivo identificar e analisar se os sintomas de depressão, ansiedade e estresse estão relacionados com uso de álcool, tabaco e maconha em universitários da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa com 111 universitários matriculados em cursos da área da saúde de uma universidade da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Os instrumentos foram Questionário de dados sociodemográficos, Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST). Foi realizada análise descritiva dos dados e correlação de Spearman para amostras não paramétricas. As drogas mais utilizadas foram álcool, tabaco e maconha, sendo o álcool o que mais pontuou. Houve correlações significativas entre o uso de drogas com sintomas de estresse e ansiedade. Destaca-se a necessidade de atentar para o uso de substâncias realizado por universitários da área da saúde, uma vez que esta pode acarretar danos à vida acadêmica, pessoal e profissional.

          Translated abstract

          Este estudio tuvo como objetivo identificar y analizar si los síntomas de estrés, ansiedad, depresión, están relacionados con el uso de alcohol, tabaco y marihuana en estudiantes universitariosen el área de la salud. Esta es una encuesta de 111 estudiantes universitarios inscritos en cursos del area de la salud de una Universidad en la región metropolitana de Rio Grande do Sul. Instrumentos: Cuestionario de datos sociodemográficos, Escala de depresión, ansiedad y estrés (DASS-21), Prueba de detección de alcohol, tabaquismo y participación de sustancias (ASSIST). Se realizó análisis descriptivo de los datos y correlación de Spearman para muestras no paramétricas. Resultados: las drogas más utilizadas fueron alcohol, tabaco y marihuana, siendo el alcohol el que obtuvo la mayor puntuación. Hubo correlaciones significativas entre el uso de drogas con síntomas de estrés y ansiedad. Se destaca la necesidad de prestar atención al uso de substancias por parte de los estudiantes universitarios en el campo de la salud, ya que esto pueden causar daños a la vida académica, personal y profesional.

          Translated abstract

          This study aimed to identify the relationship between anxiety, depression, and stress symptoms and alcohol, marijuana, and tobacco use among healthcare university students. There were 111 students from healthcare courses of a private university from the state of Rio Grande do Sul's metropolitan region, Brazil, in the present sample. The instruments were sociodemographic questionnaire; Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21); Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST). Descriptive statistics and Spearman’s correlation analyses were done. The most frequently used drug was alcohol, followed by marijuana and tobacco. There were significant correlationsbetween substance use and stress and anxiety symptoms. It is evidenced that there is a need to pay attention to drug use among healthcare students, since such use can cause damage to academic, personal and professional life.

          Related collections

          Most cited references39

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found

          Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese.

          Depression and anxiety have been associated with a range of symptoms that often overlap. Depression, Anxiety and Stress Scale-21 (DASS-21) is a single instrument to assess symptoms of depression, anxiety and stress. This study aimed to adapt and validate the DASS-21 for use in the Brazilian Portuguese language.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Validação da versão brasileira do teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias (ASSIST)

            OBJETIVO: Considerando-se os índices cada vez maiores do uso de substâncias psicoativas no Brasil, faz-se necessário um instrumento para a sua detecção precoce que seja válido, confiável e passível de ser utilizado em serviços de atenção primária à saúde. Para tal finalidade, foi desenvolvido um instrumento denominado teste de triagem do envolvimento com álcool, tabaco e outras substâncias (ASSIST), em um projeto multicêntrico coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O presente estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira deste instrumento, sua validade concorrente e confiabilidade na detecção do uso de substâncias psicoativas e problemas associados. MÉTODOS: O ASSIST e três instrumentos diagnósticos validados (MINI-Plus, AUDIT e RTQ) foram aplicados a 99 pacientes que procuraram serviços de assistência primária/secundária à saúde e a 48 pacientes em tratamento especializado para dependência de álcool ou outras substâncias. RESULTADOS: Os escores do ASSIST para álcool apresentaram boa correlação com os escores do AUDIT. O ASSIST apresentou boa sensibilidade e especificidade na detecção de uso abusivo/dependência de álcool, maconha e cocaína, considerando como padrão-ouro o diagnóstico do MINI-Plus. A confiabilidade do instrumento foi boa (alfa de Cronbach de 0,80 para álcool, 0,79 para maconha e 0,81 para cocaína). CONCLUSÃO: As propriedades psicométricas da versão brasileira do ASSIST se mostraram satisfatórias, o que recomenda a sua aplicação a pacientes de serviços de atenção primária/secundária à saúde.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário

              O presente estudo buscou identificar indicadores de vulnerabilidade e bem-estar psicológicos em estudantes universitários. A amostra foi constituída a partir do banco de dados proveniente da avaliação de indicadores de saúde mental de estudantes universitários de cursos de graduação e de seis instituições de ensino superior (IES) distintas. Foram utilizados os instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Maslach Burnout Inventory - Student Survey, Inventário de Ansiedade Traço-Estado, Inventário de Ansiedade de Beck, Inventário de Depressão de Beck, SelfReporting Questionnaire e General Health Questionnaire - 12 itens. Foram abordados 3.587 estudantes, de ambos os gêneros, regularmente matriculados. Em relação à sintomatologia de estresse, foram investigados 783 indivíduos, e a prevalência geral foi de 52,88%. Os sintomas ansiosos foram avaliados em 709 estudantes, e a prevalência encontrada foi de 13,54%. O sofrimento psicológico foi avaliado em 1.403 graduandos, sendo que 39,97% da amostra apresentou sofrimento psicológico significativo. O burnout, avaliado em 468 participantes do curso de medicina, foi encontrado em 5% da amostra. Os achados evidenciam a vulnerabilidade dos estudantes universitários e apontam para a necessidade de ampliar a discussão em torno da saúde mental dos universitários e de desenvolver programas de prevenção e intervenção.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rspagesp
                Revista da SPAGESP
                Rev. SPAGESP
                Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo (Ribeirão Preto, SP, Brazil )
                1677-2970
                June 2021
                : 22
                : 1
                : 145-159
                Affiliations
                [01] São Leopoldo RS orgnameUniversidade do Vale do Rio dos Sinos Brasil
                Article
                S1677-29702021000100011 S1677-2970(21)02200100011
                1b37b778-dbbb-4933-9403-69e052b60b16

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                : 01 May 2020
                : 08 September 2020
                : 05 September 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 44, Pages: 15
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                Universitários,Estudiantes universitarios,Drogas,Depresión,Ansiedad,Estrés,College students,Drugs,Depression,Anxiety,Stress,Depressão,Ansiedade,Estresse

                Comments

                Comment on this article