23
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Adolescência, álcool e drogas: uma revisão na perspectiva da promoção da saúde Translated title: Adolescencia, alcohol y drogas: una reflexión en la perspectiva de la promoción de la salud Translated title: Adolescence, alcohol and drugs: a reflection in the health promotion perspective

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          É durante a adolescência que o jovem forma sua personalidade e individualidade, e é também o período em que as drogas se fazem mais presentes. Com este estudo, objetivou-se desenvolver uma análise crítica sobre a necessidade de ações educativas na prevenção do uso de drogas entre adolescentes, verificando os fatores de risco a ele relacionados. Estudo de caráter reflexivo, no qual constatamos que a Segunda Conferência Internacional para a Promoção da Saúde foi pioneira ao introduzir o tema como prioritário na elaboração de políticas públicas. Estudos associam fatores socioeconômicos e envolvimento familiar como fatores de risco para o consumo de álcool e outras drogas. Entende-se que seja fundamental ajudá-los na vivência dessa fase de transição, destacando a família e a educação como primordiais em suas formações como sujeitos rumo à promoção da saúde.

          Translated abstract

          En el período de adolescencia el joven forma su personalidad e individualidad y es una época en que las drogas están mas presentes. Con los objetivos de desarrollar un análisis crítico sobre la necesidad de acciones educativas en la prevención del uso de drogas entre ellos y verificar los factores de riesgo relacionados. El estudio reflexivo tuvo apoyo en la Segunda Conferencia Internacional para la Promoción de la Salud que indica la introducción del tema como prioridad en la planificación de las políticas públicas. Estudios asocian los factores sociales y económicos así como las relaciones familiares como factores de riesgo para el consumo de alcohol y otras drogas. Es fundamental ayudarlos, destacando la importancia de la familia y educación como de grande relevancia en sus vidas así como formar sujetos dirigidos a la promoción de la salud.

          Translated abstract

          During the adolescence the young form their own personality and individuality, and this is the period that the drugs make it selves more present. This study objective to develop a critical analysis on the necessity of educative actions in the prevention of the drug's consumption between adolescents and being verified the risk factors related to them. This is a reflective article in which we evidenced that the Second International Conference for the Health Promotion was pioneering when introducing the subject as priority in the elaboration of public politics. Studies associate social and economics factors, and practical familiar as risk factors for the alcohol consumption and other drugs. It was understood that is basic to help them in the experience of this transition's phase, detaching family and education as primordial in their formations as citizens, in the route to the health promotion.

          Related collections

          Most cited references17

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Fatores associados ao uso de drogas entre adolescentes escolares

          OBJETIVO: Investigar fatores associados ao uso de drogas entre adolescentes de escolas com ensino médio. MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal, em 1998, em Pelotas, RS. Um questionário anônimo, auto-aplicado em sala de aula, foi respondido por uma amostra proporcional de estudantes com idade entre 10 e 19 anos, matriculados no ensino fundamental (a partir da quinta série) e no ensino médio, em todas as escolas públicas e particulares na zona urbana do município que tinham ensino médio. Realizaram-se até três revisitas para aplicação aos alunos ausentes. Os resultados foram expressos como razão de prevalências (RP). RESULTADOS: Foram entrevistados 2.410 estudantes e o índice de perdas foi de 8%. A prevalência do uso de drogas (exceto álcool e tabaco) no último ano foi 17,1%. Após controle para fatores de confusão, permaneceu a associação entre uso de drogas e separação dos pais (RP=1,46; IC 95%: 1,18-1,80), relacionamento ruim ou péssimo com o pai (RP=1,67; IC 95%: 1,17-2,38), relacionamento ruim ou péssimo com a mãe (RP=2,71; IC 95%: 1,64-4,48), ter pai liberal (RP=1,36; IC 95%: 1,08-1,72), presença em casa de familiar usuário de drogas (RP=1,61; IC 95%: 1,17-2,18), ter sofrido maus tratos (RP=1,62; IC 95%: 1,27-2,07), ter sido assaltado ou roubado no ano anterior (RP=1,38; IC 95%: 1,09-1,76) e ausência de prática religiosa (RP=1,31; IC 95%: 1,07-1,59). CONCLUSÕES: O estudo indica que diversas características familiares estão associadas ao uso de drogas pelos adolescentes, fornecendo informações úteis para a compreensão integral desse problema em nosso País.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Marco legal: saúde, um direito de adolescentes

            (2005)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Consumo de substâncias psicoativas por adolescentes escolares de Ribeirão Preto, SP (Brasil). I - Prevalência do consumo por sexo, idade e tipo de substância

              INTRODUÇÃO: A preocupação suscitada quanto ao consumo de substâncias psicoativas pelos adolescentes tem mobilizado grandes esforços em todo o mundo na produção de conhecimento sobre este fenômeno. Decidiu-se estudar as taxas de prevalência de consumo de substâncias psicoativas de uso lícito e ilícito, sua distribuição por idade, sexo e a idade da primeira experiência com essas substâncias, entre adolescentes escolares do Município de Ribeirão Preto, SP, Brasil. MATERIAL DE MÉTODO: Um questionário devidamente adaptado e submetido a um teste de confiabilidade foi auto-aplicado a uma amostra proporcional de 1.025 adolescentes matriculados na oitava série do primeiro grau e primeiro, segundo e terceiro anos do segundo grau, das escolas públicas e privadas do município estudado. O questionário continha questões sobre o uso de dez classes de substâncias psicoativas, questões demográficas e informações de validação, além de questões de percepção e comportamento intrínseco ao consumo de drogas. RESULTADOS: Da amostra 88,9% consumiram bebidas alcoólicas alguma vez na vida; 37,7% utilizaram o tabaco; 31,1% os solventes; 10,5% os medicamentos; 6,8% a maconha; 2,7% a cocaína; 1,6% os alucinógenos e 0,3% consumiu alguma substância a base de opiácios. As taxas de consumo cresceram com a idade, para todas as substâncias; no entanto, o uso de tabaco e de substâncias ilícitas mostrou uma desaceleração nos anos que compreendem o final da adolescência. Verificou-se que os meninos consumiram mais do que as meninas, exceto para os medicamentos, com as meninas consumindo barbitúricos, anfetaminas e tranqüilizantes em proporções semelhantes ou maiores que os meninos. A idade da primeira experiência mostrou que o acesso às substâncias psicoativas ocorreu em idades bastante precoces. CONCLUSÕES: As substâncias psicoativas, sejam lícitas ou ilícitas, são freqüentemente experimentadas na adolescência, tanto pelos meninos como pelas meninas, muitas vezes em idades bem precoces.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ean
                Escola Anna Nery
                Esc. Anna Nery
                Universidade Federal do Rio de Janeiro (, RJ, Brazil )
                1414-8145
                2177-9465
                September 2008
                : 12
                : 3
                : 555-559
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Federal do Ceará
                [02] orgnameCNPq orgdiv1PIBIC
                [03] orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Departamento de Enfermagem
                [05] orgnameCNPq
                [04] orgnameUniversidade Federal do Ceará
                Article
                S1414-81452008000300024 S1414-8145(08)01200324
                10.1590/S1414-81452008000300024
                3ddcdfef-033e-4ece-b2b7-f593aae470af

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 07 January 2008
                : 14 January 2008
                : 24 November 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 15, Pages: 5
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Revisão

                Nursing,Health Promotion,Adolescence,Enfermagem,Promoção da Saúde,Adolescência,Enfermería,Promoción de la Salud,Adolescencia

                Comments

                Comment on this article