24
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Vulnerabilidade na adolescência: a experiência e expressão do adolescente Translated title: Vulnerability in adolescence: the experience and expression of the adolescent Translated title: Vulnerabilidad en la adolescencia: la experiencia y expresión del adolescente

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisherPubMed
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Estudo transversal, quantitativo, cujo objetivo foi identificar situações de vulnerabilidade vivenciadas pelos adolescentes do ensino médio da rede pública de Cuiabá, Mato Grosso, no segundo semestre de 2009. Utilizou-se questionário fechado. Os resultados revelaram que 10,5% dos meninos e 5,8% das meninas já fizeram uso de drogas ilícitas, aos 15 anos, sendo a cocaína (28,9%) e a maconha (15,7%) as mais relatadas; 45,2% dos meninos e 52,4% das meninas consomem bebidas alcoólicas, sendo a cerveja a mais comum. Entre os que se declararam fumantes (16,0%), a maioria iniciou o consumo aos 15 anos. Houve relato de violência sexual, dos quais somente 33,3% dos meninos e 25,0% das meninas procuraram ajuda. Entre os que não procuraram ajuda, o motivo relatado foi medo e vergonha. Destaca-se a necessidade de serviços específicos para prevenção e tratamento de adolescentes em situações de vulnerabilidade, tendo em vista a ocorrência e consequências destes agravos.

          Translated abstract

          This transversal study aims to identify vulnerability experienced by adolescents of public secondary schools in Cuiabá, Mato Grosso, Brazil. The results show that 10.5% of the boys and 5.8% of the girls have already used illicit drugs - at the age of 15, cocaine (28.9%) and marijuana (15.7%) being the most reported; 45.2% of the boys and 52.4% of the girls consume alcoholic beverages, being beer the most common. Among those who declared to be smoker (16.0%), the majority began smoking at the age of 15. Sexual violence was reported, out of which only 33.3% of the boys and 25.0% of the girls sought help. Among those who did not seek help, the referred motive was fear and shame. The need for specific prevention and treatment services for adolescents in vulnerable situations is stressed, in view of the occurrence and consequences of this kind of harm.

          Translated abstract

          Este estudio transversal tuvo por objetivo identificar las situaciones de vulnerabilidad vivenciadas por adolescentes de la escuelas públicas de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Los resultados revelan que el 10,5% de los varones y el 5,8% de las chicas ya han usado drogas ilícitas a los 15 años (40,0% de los varones y 27,7% de las chicas); 45,2% de los varones y 52,4% de las chicas consume bebidas alcohólicas. Entre los que declararon que fuman (16,0%), la mayoría se inició a los 15 años. Hubo relatos de violencia sexual por parte de un 3,0% de los varones y 1,2% de las chicas, de los cuales solamente el 33,3% de los varones y 25,0% de las chicas buscaron ayuda. Teniendo en vista la ocurrencia y consecuencias de los hechos constatados, se destaca la necesidad de servicios específicos para la prevención y tratamiento de adolescentes en situaciones de vulnerabilidad.

          Related collections

          Most cited references19

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência

          OBJETIVO: Revisar os aspectos peculiares que envolvem o abuso sexual na infância e na adolescência, oferecendo subsídios para o diagnóstico e conduta corretos, salientando suas conseqüências a curto e longo prazo. FONTES DE DADOS: Revisão da literatura nacional e internacional através do MEDLINE e LILACS, utilizando como palavras-chave "abuso" e "violência sexual" (1988 a 2005), aliada à experiência clínica dos autores. SÍNTESE DOS DADOS: O abuso sexual tem um impacto muito grande na saúde física e mental da criança e do adolescente, deixando marcas em seu desenvolvimento, com danos que podem persistir por toda vida. Sua detecção precoce possibilita o tratamento e acompanhamento adequados, com a minimização das seqüelas. O envolvimento familiar deve ser levado em conta. Todas as distorções de relacionamento necessitam ser avaliadas e tratadas, para que se interrompa sua continuidade, que se dará no abuso intergeracional e na possibilidade de revitimização. A identificação da violência doméstica e dos sinais de alerta físicos e psicológicos para o abuso sexual fazem parte da avaliação. CONCLUSÕES: Todo pediatra precisa estar apto a decodificar os sinais e sintomas que a criança e o adolescente vítimas de abuso sexual trazem consigo. Necessita ser proficiente na escuta, no exame clínico e no tratamento. Deve estar capacitado para o manejo psicológico da situação de violência e ter conhecimento da legislação e meios de proteção legais e sociais existentes em sua comunidade, sempre necessários na assistência às vitimas de abuso sexual.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente e dá outras providências

            (1990)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Uso de álcool por adolescentes: estudo de base populacional

              OBJETIVO: Estimar a prevalência e os fatores associados ao uso de álcool por adolescentes. MÉTODOS: Estudo transversal de base populacional realizado entre 2005 e 2006, em Pelotas (RS), com 1.056 adolescentes entre 11 a 15 anos de idade. Foi aplicado um questionário de auto-preenchimento anônimo, baseado no modelo da Organização Mundial de Saúde para uso de drogas. Para análise dos dados, foi utilizada a regressão de Poisson. RESULTADOS: A prevalência de adolescentes que referiram o consumo de bebidas alcoólicas no último mês foi de 23,0% (IC 95%: 20,4;25,4), a prevalência foi de 21,7% entre o sexo feminino e 24,2% entre o masculino. A prevalência de consumo de álcool aos 11 anos foi de 11,9%. Na análise de regressão múltipla, entre adolescentes do sexo masculino, o uso de bebidas alcoólicas foi maior naqueles que relataram o uso de tabaco no último mês, nos mais velhos e naqueles que já tinham tido relação sexual. Nas adolescentes do sexo feminino a idade foi à única variável associada ao uso de bebidas alcoólicas. CONCLUSÕES: O uso de bebidas alcoólicas foi prevalente em ambos os sexos e com início extremamente precoce. Tabagismo e já ter tido relações sexuais também estiveram associados ao uso de bebidas alcoólicas. Há necessidade de medidas preventivas com maior precocidade, visando controlar o uso de álcool na faixa etária dos 11 aos 15 anos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rgenf
                Revista Gaúcha de Enfermagem
                Rev. Gaúcha Enferm.
                Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem (Porto Alegre, RS, Brazil )
                0102-6933
                1983-1447
                June 2011
                : 32
                : 2
                : 359-367
                Affiliations
                [01] Cuiabá Mato Grosso orgnameUFMT orgdiv1Faculdade de Enfermagem Brasil
                Article
                S1983-14472011000200021 S1983-1447(11)03200221
                10.1590/S1983-14472011000200021
                21987999
                1884b6a4-8688-4103-8cad-b94df71d0fc6

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 21 October 2010
                : 25 May 2011
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 9
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Vulnerabilidad,Conducta del adolescente,Drogas ilícitas,Alcoholismo,Violencia sexual,Vulnerabilidade,Comportamento do adolescente,Alcoolismo,Violência sexual,Vulnerability,Adolescent behavior,Street drugs,Alcoholism,Sexual violence

                Comments

                Comment on this article