9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      PERCEPÇÕES DE GESTANTES INTERNADAS EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM ALTO RISCO Translated title: PERCEPCIÓN DE MUJERES EMBARAZADAS INTERNADAS EN UN CENTRO DE REFERENCIA EN EMBARAZO DE ALTO RIESGO Translated title: PERCEPTIONS OF PREGNANT WOMEN ADMITTED TO A HIGH-RISK REFERENCE SERVICE

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Objetivo: conhecer as percepções de gestantes internadas em um serviço de referência em alto risco sobre gerar um filho com alguma doença preexistente e descrever a expressão de sentimentos ao vivenciarem a experiência de desenvolver uma gestação na situação de risco. Método: trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 18 gestantes que se encontravam na maternidade do Hospital Regional do Sudoeste do Paraná, por meio de entrevista semiestruturada. A coleta foi realizada entre os meses de abril e junho de 2017 Resultados: delinearam-se duas categorias e foi possível constatar q ue essas gestantes sentem-se muitas vezes despreparadas para gerar um filho, mudam toda sua rotina de vida e entregam seu futuro nas mãos de Deus, vindo à tona o medo, preocupação, insegurança, ansiedade, felicidade e culpa. Conclusão: o estudo revelou a necessidade que essas gestantes apresentam de expressar seus sentimentos, porém, esse lado da maternidade é, muitas vezes, negligenciado, não sendo evidenciada pelos profissionais a influência significativa que oferece no desenvolvimento da gestação.

          Translated abstract

          RESUMEN Objetivo: conocer la percepción de mujeres embarazadas internadas en un centro de referencia en embarazo de alto riesgo sobre tener un hijo con alguna enfermedad preexistente y analizar sus sentimientos durante el embarazo. Método: estudio descriptivo, cualitativo realizado con entrevistas semiestructuradas a 18 mujeres internadas en la maternidad del Hospital Regional del Sudeste del estado de Paraná. Los datos se recogieron entre abril y junio de 2017 Resultados: se delinearon dos categorías y se observó que las mujeres suelen sentirse despreparadas para tener un hijo, que alteran su rutina y dejan el futuro en manos de Dios, lo cual refleja preocupación, inseguridad, ansiedad, felicidad y culpa. Conclusión: el estudio reveló la necesidad de las embarazadas por expresar sus sentimientos y que los profesionales no siempre tienen en cuenta este aspecto de la maternidad, sin percibir su importancia para el desarrollo del embarazo.

          Translated abstract

          ABSTRACT Objective: to understand the perceptions of pregnant women admitted to a high-risk reference service about having a child with a pre-existing disease and to describe their feelings when going through the experience of developing a high-risk pregnancy. Method: this is a descriptive study of a qualitative approach, conducted through a semi-structured interview with 18 pregnant women who were in the maternity ward of the Hospital Regional do Sudoeste do Paraná. Data was collected between April and June 2017 Results: two categories were delineated and it was found that these pregnant women often feel unprepared to have a child, to change their whole life and to place their future in the hands of God, raising fear, concern, insecurity, anxiety, happiness and guilt. Conclusion: the study revealed the need that these pregnant women have to express their feelings; however, this aspect of motherhood is often neglected, and the significant influence on the development of pregnancy is not evidenced by the professionals.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Expectativas de gestantes sobre o parto e suas percepções acerca da preparação para o parto

          A gestação e o parto são experiências significativas para a maior parte das mulheres. As expectativas de gestantes podem influenciar suas vivências relacionadas ao parto e à maternidade. Esta pesquisa investigou as expectativas de primigestas sobre o parto e suas percepções acerca da preparação para o parto. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas com 18 mulheres no terceiro trimestre de gravidez, que faziam acompanhamento pré-natal em serviços da rede pública de Brasília (DF). Para a análise dos relatos foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo. Como principais resultados, destacaram-se: preferência das entrevistadas por parto normal; expectativas relacionadas ao parto, em geral negativas, perpetuando ideias de um momento de medo, dor e sofrimento, podendo trazer riscos para a mulher e para o bebê; sentimentos de preparação insuficiente e falta de confiança para vivenciar o parto. Pôde-se identificar demanda por mais informações sobre temas associados à gestação, em particular o parto, bem como a necessidade de maior apoio psicoemocional às gestantes no pré-natal.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES DE ALTO RISCO

            RESUMO O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil epidemiológico de gestantes de alto risco atendidas no Instituto da Mulher, Secretaria de Saúde do município de Francisco Beltrão. O estudo avaliou 61 prontuários, entre janeiro e junho de 2015. Verificou-se que 82% (n=50) das gestantes tinham de 15 a 35 anos; 47,5% (n=29) possuíam o segundo grau completo; 52,5% (n=32) casadas; 62,3% (n=38) da cor branca; 88,5% (n=54) com antecedentes familiares de doença crônica, sendo 63,9% (n=39) com hipertensão arterial; 82% (n=50) com antecedentes pessoais, somando 52,5% (n=32) casos de infecção urinária; 70,5% (n=43) eram multíparas. A gestação de risco evoluiu para cesarianas em 80,3% (n=49) dos casos. Este estudo produziu informações importantes a respeito do perfil desta população, o que permite os profissionais envolvidos no atendimento a gestante de alto rico possa exercer um papel fundamental na redução da mortalidade materna. Conclui-se que estas gestantes de alto risco aparentemente não apresentam perfil diferente da realidade de outros municípios do Brasil, principalmente quando a hipertensão foi constatada como importante fator de antecedente familiar, pessoal e prevalência atual.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes

              Este estudo objetivou identificar os sentimentos revelados por um grupo de gestantes em dois momentos - ao descobrir a gravidez e no instante atual da gestação -, bem como identificar dificuldades ao longo deste processo. Participaram nove gestantes com idade entre 20 e 40 anos, as quais em sua maior parte eram primíparas e conviviam com o companheiro. Depois de formado, o grupo foi levado a participar de três encontros: no primeiro se apresentou a proposta da pesquisa e as gestantes falaram dos sentimentos que as envolviam na atual gestação; o segundo encontro foi conduzido com base nos aspectos negativos relacionados à gestação identificados no primeiro encontro, encorajando as gestantes a falarem deste aspecto; e o terceiro encontro foi de encerramento do grupo e se sua avaliação pelas gestantes. Os resultados revelaram que o sentimento inicial era o de que as mulheres não desejavam a gravidez, por diversas razões, desencadeando sentimentos de tristeza, medo, culpa e ansiedade; mas estes sentimentos negativos se transformaram em sentimentos de alegria e satisfação, principalmente pelo resultado do exame de ultrassonografia e pela aceitação da gravidez pelo companheiro. Conclui-se que a formação do grupo das gestantes ofereceu acolhimento, interação das participantes e expressão significativa de suas emoções e foi uma oportunidade para revelar sentimentos e limitações/dificuldades, tanto individuais quanto coletivas.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                reme
                Reme: Revista Mineira de Enfermagem
                Reme : Rev. Min. Enferm.
                Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG, Brazil )
                1415-2762
                2316-9389
                2019
                : 23
                : e-1199
                Affiliations
                [2] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina orgdiv1Departamento de Enfermagem orgdiv2Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem Brazil
                [3] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil
                [1] Francisco Beltrão Paraná orgnameUniversidade Paranaense orgdiv1Curso de Enfermagem Brazil
                Article
                S1415-27622019000100245 S1415-2762(19)02300000245
                10.5935/1415-2762.20190047
                87c17694-92c5-4cfe-a2b2-9c83bf129c4e

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 04 October 2017
                : 06 July 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 19, Pages: 0
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Pesquisa

                Gravidez de Alto Risco,Embarazo de Alto Riesgo,Mujeres Embarazadas,Complicaciones del Embarazo,Gestantes,Complicações na Gravidez,High-Risk Pregnancy,Pregnant Women,Pregnancy Complications

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content703

                Cited by3

                Most referenced authors111