19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Quality of adzuki bean seeds desiccated with flumioxazin and subjected to storage Translated title: Qualidade de sementes de feijão azuki dessecadas com flumioxazin e submetidas ao armazenamento

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Production and storage environments influence the physiological and sanitary quality of seeds. This study aimed to evaluate the effects of the herbicide flumioxazin applied as a preharvest desiccant and storage on the physiological and sanitary quality of adzuki bean seeds. A randomized block design was used in a split-plot scheme, with four replications. Plots consisted of five doses of the herbicide flumioxazin (20, 25, 30, 35, and 40 g ai·ha-1) and subplots consisted of two evaluation times (harvest and six months after harvest). Two controls, with no herbicide application, were tested for each evaluation time. The physiological seed quality was maintained with doses from 25 to 35 g·ha-1 of flumioxazin. Increasing herbicide doses reduced the electrical conductivity of seeds. The increased doses also reduced the percentage of normal seedlings in the first germination count after six months of storage and caused seedling vigor loss. The storage of adzuki bean for six months reduced its physiological quality, leading to losses in germination and seed vigor. Storage and increasing doses of the desiccant flumioxazin reduced the incidence of the pathogens Rhizopus, Cladosporium, and Fusarium in the seeds. The increased doses of this herbicide reduced Aspergillus incidence. Penicillium incidence was not affected by treatments.

          Translated abstract

          RESUMO A qualidade fisiológica e sanitária de sementes é influenciada pelo ambiente de produção e de armazenamento. Neste trabalho objetivou-se avaliar os efeitos do herbicida flumioxazin aplicado como dessecante em pré-colheita e do armazenamento sobre a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijão azuki. Foi adotado o delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas. Nas parcelas foram alocadas as cinco doses do herbicida flumioxazin (20, 25, 30, 35 e 40 g i.a·ha-1) e nas subparcelas as duas épocas de avaliação (colheita e 6 meses após a colheita), com quatro repetições. Foram testados dois tratamentos sem aplicação do herbicida para cada época de avaliação. Nas doses entre 25 a 35 g·ha-1 de flumioxazin observou-se a manutenção da qualidade fisiológica das sementes. Em doses crescentes reduziu-se a condutividade elétrica das sementes. O aumento das doses reduziu a porcentagem de plântulas normais na primeira contagem da germinação, após seis meses de armazenamento, e causou perda no vigor das plântulas. O armazenamento de feijão azuki durante seis meses reduziu a qualidade fisiológica, causando perdas na germinação e vigor das sementes. O armazenamento e o aumento das doses do dessecante flumioxazin reduziram a incidência dos patógenos Rhizopus, Cladosporium e Fusarium nas sementes. O aumento das doses reduziu a incidência de Aspergillus. A incidência de Penicillium não foi afetada pelos tratamentos.

          Related collections

          Most cited references17

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Qualidade fisiológica das sementes de soja armazenadas em diferentes condições

          Propôs-se, neste trabalho, avaliar a qualidade fisiológica das sementes de soja ao longo do armazenamento durante 180 dias em diferentes teores de água e em duas condições de temperatura. Foram utilizadas sementes de soja, cultivar CD 242 RR com teores de água iniciais de 12, 13 e 14% (b.u.). As sementes foram adquiridas com o teor de água de 11,0% (b.u.); em seguida, foram umedecidas em câmara BOD a 20 ºC e 85% de umidade relativa, homogeneizadas e acondicionadas em sacos plásticos de polipropileno; as embalagens foram mantidas em dois ambientes distintos. Com vista à avaliação das sementes ao longo do armazenamento foram realizadas as análises de teor de água, germinação, primeira contagem da germinação, índice de velocidade de germinação e condutividade elétrica. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, segundo o esquema fatorial triplo 2 x 4 x 3 (duas condições de armazenamento, quatro tempos de armazenamento e três teores de água), com três repetições. O teor de água inicial influencia na qualidade das sementes de soja durante o armazenamento. O ambiente climatizado (20 ºC) proporciona melhores resultados em todas as características estudadas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Aplicação de dessecantes em pré-colheita: efeito na qualidade fisiológica de sementes de soja

            Oscilações de temperatura acompanhadas de altos índices pluviais e flutuação de umidade relativa do ar, nas fases de maturação e pré-colheita, podem provocar perdas na qualidade física, fisiológica e na sanidade de sementes. A aplicação de dessecantes em pré-colheita contribui para a redução da exposição das sementes a condições climáticas desfavoráveis e para diminuir a possibilidade de prejuízos à germinação e vigor. Nesta pesquisa o objetivo foi avaliar o efeito da época de aplicação de dessecantes e da antecipação da colheita sobre a qualidade fisiológica de sementes de soja. Os experimentos foram conduzidos com as cultivares MG/BR-46 Conquista e FMT Tucunaré, na safra 2005/2006, e BRS MT Pintado e FMT Tucunaré, na safra 2006/2007, em Alto Garças, MT. Utilizou-se delineamento experimental blocos casualizado, em esquema fatorial 6x2x2x2 (5 tratamentos dessecantes + 1 testemunha, 2 épocas de dessecação, 2 épocas de colheita e 2 períodos de armazenamento). Os tratamentos dessecantes (paraquat, diquat, paraquat+diquat, paraquat+diuron e glifosato) foram aplicados nos estádios reprodutivos R6.5 e R7 e as sementes colhidas quando atingiram grau de umidade entre 17% e 20% (colheita antecipada) e entre 12% e 13% (colheita normal). As sementes obtidas em colheitas antecipadas foram submetidas à secagem em estufa com circulação forçada de ar, a 38 ºC - 40 ºC, até atingirem graus de umidade entre 12% e 12,5%. O desempenho das sementes foi avaliado em testes de germinação, classificação do vigor de plântulas, tetrazólio, emergência de plântulas em campo e comprimento de plântulas. Os dessecantes paraquat, diquat, paraquat+diquat e paraquat+diuron não influenciam a qualidade fisiológica das sementes, enquanto o glifosato provoca danos por fitotoxicidade no sistema radicular de plântulas de soja, afetando negativamente o desempenho da semente. A dessecação realizada nos estádios R6.5 ou R7, com exceção do uso do glifosato, possibilita a produção de sementes com desempenho semelhante. A colheita antecipada proporciona sementes de soja com melhor qualidade fisiológica.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Avaliação da evolução de danos por "umidade" e redução do vigor em sementes de soja, cultivar TMG113-RR, durante o armazenamento, utilizando imagens de raios x e testes de potencial fisiológico

              Condições climáticas desfavoráveis após a maturidade fisiológica em sementes de soja têm ocasionado problemas no seu potencial fisiológico, incluindo a ocorrência de danos por "umidade". Para a avaliação desses danos, a técnica de análise de imagens de raios X é aplicável para identificar, de maneira precisa, sua intensidade e localização. Assim, foi o objetivo desdte trabalho avaliar o efeito de diferentes condições de armazenamento na evolução dos danos por "umidade" em sementes de soja utilizando o teste de raios X e testes de potencial fisiológico. Foram utilizados três lotes do cultivar TMG113-RR, armazenados durante 8 meses em ambiente não controlado, câmara seca (50% UR e 20 ºC) e câmara fria (65% UR e 10 ºC). Periodicamente, a cada 2 meses, as sementes foram avaliadas por meio dos testes de germinação, envelhecimento acelerado, emergência de plântulas em campo e raios X. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x3x5 (lotes x ambientes x épocas) e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Observou-se que houve evolução dos danos por "umidade" e, conseqüentemente, diminuição do potencial fisiológico durante o período de armazenamento das sementes. A evolução do referido dano foi maior nas sementes armazenadas em ambiente não controlado e menor para as armazenadas em câmara fria.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                aib
                Arquivos do Instituto Biológico
                Arq. Inst. Biol.
                Instituto Biológico (São Paulo, SP, Brazil )
                0020-3653
                1808-1657
                2020
                : 87
                : e0862018
                Affiliations
                [03] Urutaí GO orgnameInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano orgdiv1Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas Brazil
                [02] Rio Verde GO orgnameInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano orgdiv1Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias Brazil
                [01] Cristalina GO orgnameInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano orgdiv1Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Brazil
                Article
                S1808-16572020000100211 S1808-1657(20)08700000211
                10.1590/1808-1657000862018
                8b588e44-3329-4842-924f-eaef909e2ee4

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 13 July 2020
                : 23 July 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 21, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Scientific Article

                Vigna angularis,pathogens,herbicide,herbicida,desiccant,dessecante,patógenos

                Comments

                Comment on this article