4
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Representações sociais sobre Diabetes Mellitus e tratamento: uma pesquisa psicossociológica Translated title: Representaciones sociales sobre Diabetes Mellitus y tratamiento: una investigación psicosociológica Translated title: Social representations on Diabetes Mellitus and treatment: a psycho-sociological research

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O Diabetes Mellitus (DM) é caracterizado pela oscilação da taxa de glicose no organismo, ocasionando impactos biopsicossociais na vida das pessoas acometidas por tal afecção. Nesse sentido, objetivou-se identificar as representações sociais acerca do DM e tratamento, construídas por pessoas diabéticas. Participaram 30 pessoas com idades entre 41 a 83 anos (M= 57,60; DP= 12,3), sendo a maioria do gênero masculino e casado, as quais responderam a um questionário sociodemográfico e à entrevista semiestruturada. Os dados foram processados pelos softwares SPSS e IRAMUTEQ e analisados por meio da estatística descritiva, análise lexical, análise de similitude e nuvem de palavras. O campo representacional acerca da doença e tratamento esteve ancorado no saber biomédico relacionado ao conceito, sintomas, comorbidades e tratamento. Desse modo, os resultados assinalam para a importância de uma abordagem interdisciplinar que enfoque o suporte psicossociológico, direcionado para a elaboração de políticas públicas que viabilizem ações psicoeducativas com o intuito de promover a sensibilização de pessoas diabéticas acerca de características da afecção e de seus intentos comportamentais frente ao tratamento.

          Translated abstract

          La Diabetes Mellitus (DM) se caracteriza por la oscilación de la tasa de glucosa en el organismo, ocasionando impactos biopsicosociales en la vida de las personas acometidas por tal afección. En ese sentido, se objetivó identificar las representaciones sociales acerca del DM y tratamiento, construidas por personas diabéticas. En la mayoría de los casos de lo género masculino y casado, las mujeres respondieron a un cuestionario sociodemográfico ya la entrevista semiestructurada, con una media de entre 41 y 83 años (M = 57,60, DP = 12,3). Los datos fueron procesados por los softwares SPSS e IRAMUTEQ y analizados por medio de la estadística descriptiva, análisis léxico, análisis de similitud y nube de palabras. El campo representacional acerca de la enfermedad y tratamiento estuvo anclado en el saber biomédico relacionado al concepto, síntomas, comorbilidades y tratamiento. De este modo, los resultados señalan para la importancia de un abordaje interdisciplinario que enfoque el apoyo psicosociológico, dirigido a la elaboración de políticas públicas que viabilicen acciones psicoeducativas con el objetivo de promover la sensibilización de personas diabéticas acerca de características de la afección y de sus intentos comportamentales frente al tratamiento.

          Translated abstract

          Diabetes Mellitus (DM) is characterized by the oscillation of the rate of glucose in the body, causing biopsychosocial impacts on the lives of people affected by such a condition. In this sense, this study aimed to identify the social representations about Diabetes Mellitus and treatment, constructed by diabetic people. As many as 30 people, with ages ranging from 41 and 83 years old (M = 57.60, SD = 12.3) participated in the study, most of them male and married, who answered a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. The data were submitted to the SPSS and IRAMUTEQ software, the results were analyzed through descriptive statistics, similarity analysis and word cloud. The representational field about the disease and treatment was anchored in the biomedical knowledge related to the concept, symptoms, comorbidities and treatment. Thus, the results point to the importance of an interdisciplinary approach that focuses on the psycho-sociological support, directed to the elaboration of public policies that enable psychoeducational actions with the intention of promoting the sensitization of diabetic people about characteristics of the affection and their behavioral attempts treatment.

          Related collections

          Most cited references14

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Comportamento alimentar em mulheres portadoras de diabetes tipo 2

          OBJETIVO: Conhecer os pensamentos, sentimentos e comportamentos em relação à dieta de mulheres portadoras de diabetes tipo 2. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de natureza qualitativa. Foram entrevistadas oito mulheres portadoras de diabetes tipo 2 em uma Unidade Básica de Saúde do município de Ribeirão Preto, SP, em janeiro de 2003. Foi utilizada entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados. O referencial teórico adotado foi a teoria das representações sociais. Os registros audiogravados e transcritos foram submetidos à análise temática de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram dificuldade no seguimento da dieta prescrita, em função dos diversos significados associados, tais como a perda do prazer de comer e beber, da autonomia e da liberdade para se alimentar. Assim, seguir a dieta adquire caráter extremamente aversivo e cerceador, tendo representação de que realizá-la traz prejuízos à saúde. A freqüente ausência de sintomas foi citada como um dos aspectos que dificultam o seguimento da dieta. Outra dificuldade foi tocar, olhar e manipular os alimentos durante o seu preparo e não poder ingeri-los. Os alimentos doces despontaram como algo extremamente desejado. Transgressão e desejo alimentar estão igualmente presentes na vida das pessoas entrevistadas. Seguir o padrão dietético recomendado elicia tristeza, e o ato de comer, muitas vezes, vem acompanhado de medo, culpa e revolta. CONCLUSÕES: O comportamento alimentar da mulher portadora de diabetes tipo 2 é bastante complexo e precisa ser compreendido à luz dos aspectos psicológicos, biológicos, sociais, culturais, psicológicos e econômicos para maior eficácia das intervenções educativas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Representações sociais do pé diabético para pessoas com diabetes mellitus tipo 2

            Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou compreender as representações sociais do pé diabético para pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com dez pessoas com diabetes mellitus que participavam de um grupo de convivência. Da análise de conteúdo emergiram duas categorias: a doença do pé com alterações percebidas e ameaças presentes e; o cuidado com os pés, com o cuidado como preocupação com o futuro e não cuidado como sentimento de culpa. Os resultados mostraram que movidos pelas representações de alterações e ameaças os sujeitos buscam no cuidado uma esperança de não desenvolver a doença do pé ou controlar a situação. Quando o não-cuidado ocorre, surge o sentimento de culpa por terem conhecimentos e não se cuidarem. As representações sociais contribuíram na busca da compreensão do modo como os sujeitos com diabetes mellitus constroem saberes que expressam sua identidade e guiam seus comportamentos, especialmente vinculado ao pé diabético.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Abordagem societal das representações sociais

              O propósito deste artigo é apresentar as principais contribuições de Willem Doise para o desenvolvimento da teoria das representações sociais. Nesta direção, foram examinados: a Teoria das Representações Sociais como a grande teoria; a criação do Laboratório de Psicologia Social Experimental na Universidade de Genebra; os estudos experimentais sobre o desenvolvimento social da inteligência; os estudos experimentais das representações sociais; os quatro níveis de análise em Psicologia Social; as relações grupais; o paradigma das três fases; a pesquisa sobre os direitos humanos. Ainda que se considere que a adesão à Teoria das Representações Sociais pressupõe o estudo de indicadores que organizam o campo representacional, a análise dos posicionamentos individuais neste campo e a ancoragem destes posicionamentos nas dinâmicas societais, é preciso reconhecer que esta forma de fazê-lo ainda é pouco difundida nos meios científicos da América Latina.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rpi
                Revista de Psicologia da IMED
                Rev. Psicol. IMED
                Faculdade Meridional IMED - Escola de Saúde Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Passo Fundo, RS, Brazil )
                2175-5027
                December 2018
                : 10
                : 2
                : 36-53
                Affiliations
                [01] orgnameInstituto de Educação Superior da Paraíba Brasil
                Article
                S2175-50272018000200004
                10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2865
                90c7cf5f-78f0-4d7c-a5da-df2f5411a465

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 23 September 2018
                : 13 November 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 18
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigo Empírico

                Representaciones sociales,Diabetes Mellitus,IRAMUTEQ,entrevista,Social representations,interview,Representações sociais

                Comments

                Comment on this article