9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Vivência da puérpera-adolescente no cuidado do recém-nascido, no domicílio Translated title: The adolescent puerpera's experience of taking care of the newborn at home Translated title: La vivencia de la adolescente durante el puerperio con relación al cuidado del recién nacido en casa

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo qualitativo teve o objetivo de compreender como as puérperas-adolescentes vivenciam o cuidado do filho no âmbito domiciliar. Como referencial de análise, empregou-se o conceito de Maternidade e, no tratamento dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram do estudo 15 puérperas-adolescentes que ficaram internadas com o recém-nascido na unidade de Alojamento-Conjunto do Hospital Universitário da USP, e que foram entrevistadas após a alta hospitalar. Os resultados evidenciaram a construção diária do ser-mãe-adolescente que direciona o sentimento de segurança diante da superação das dificuldades ao cuidar do recém-nascido. A rede de apoio familiar mostrou-se importante para ajudar a jovem mãe nesta nova fase de sua vida. Ao final do puerpério foi possível constatar que a puérpera-adolescente atende, com competência, as necessidades de higiene, alimentação e afeto do recém-nascido.

          Translated abstract

          This qualitative study aimed to understand how the adolescent puerperae experience caring for their child at home. The Maternity concept was used as the reference for the analysis and the method based on the Collective Subject Speech was used to analyse the data. Fifteen adolescent puerperae participated in the study. They were all in the rooming-in of the USP University Hospital with their child. The interviews were performed after the adolescent mothers were discharged from the hospital. The results showed an everyday building process concerning the role of being an adolescent mother, which leads to a feeling of security in view of the difficulties related to caring for the newborn. Family support was considered important to help the young mother during this new phase of her life. In the end of the puerperium, it was possible to realize that the adolescent puerperae was able to meet the newborn's needs concerning hygiene, feeding, and affection.

          Translated abstract

          Estudio cualitativo que tuvo por objetivo comprender como las adolescentes en el puerperio pasan por la vivencia de cuidar de su hijo en casa. Como fundamento de análisis se empleó el concepto de Maternidad, para el análisis de los datos fue utilizado el método del Discurso del Sujeto Colectivo. Participaron del estudio 15 adolescentes y sus recién nacidos hospitalizados durante el puerperio en el servicio de Alojamiento Conjunto del Hospital Universitario de la Universidad São Paulo, entrevistas realizadas posterior al alta. Los resultados mostraron que la construcción diaria de ser madre-adolescente orienta el sentimiento de seguridad frente a la superación de dificultades cuando se cuida del recién nacido. La red de apoyo familiar fue importante para ayudar a la joven madre en esta nueva etapa de su vida. Al final del puerperio se observó que esta adolescente cuida del recién nacido en cuanto a sus necesidades de higiene, alimentación y afecto competentemente.

          Related collections

          Most cited references14

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Representações sociais das primíparas adolescentes sobre o cuidado materno ao recém-nascido

          Com o objetivo de analisar as representações sociais das adolescentes primíparas sobre o cuidado materno ao recém-nascido no âmbito domiciliar, realizou-se esse estudo qualitativo. Participaram oito adolescentes, com filhos primogênitos recém-nascidos. Os dados coletados em suas residências, com técnica projetiva e entrevistas semi-estruturadas, foram analisados à luz da teoria das representações sociais, evidenciando que as adolescentes representam o cuidado materno nos núcleos figurativos de afeição, integração familiar e realização materna. Simbolicamente, o cuidado materno ancora-se no surgimento da família, na perenidade dos sentimentos e no compromisso com o desenvolvimento psicomotor da criança. As primíparas adolescentes valorizam mais o ganho de pertencimento a uma família do que as perdas acarretadas pela maternidade precoce. O cuidado materno é um exercício conflitivo, ora representando o status de ser adulta e responsável, ora denotando a insegurança, o despreparo e a infantilidade, que afetam o atendimento ao recém-nascido.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A maternidade na perspectiva de mães adolescentes e avós maternas dos bebês

            Este estudo buscou investigar o subsistema avós maternas dos bebês-mães adolescentes, de baixa renda. Averiguou-se especificamente: a reação inicial frente à gravidez, as concepções sobre o exercício da maternidade adolescente e o papel desempenhado pelas avós frente a esta situação. Elaborou-se uma entrevista semi-estruturada a partir de um estudo piloto. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1976). Participaram da pesquisa 25 avós maternas dos bebês e 25 mães adolescentes. Verificou-se que, as reações iniciais desfavoráveis frente à notícia da gravidez prevaleceram nos relatos das adolescentes e de suas mães. No que se refere ao exercício da maternidade constatou-se que, houve uma concepção favorável, principalmente por parte das adolescentes. Contudo, algumas avós ressaltaram a imaturidade e a impaciência das mães para com suas crianças. Verificou-se também que as avós maternas dos bebês exerciam os seguintes papéis: cuidar/apoiar; ensinar/orientar; papel de mãe; avaliar e controlar.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Percepções da família sobre a forma como a adolescente cuida do filho

              Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo conhecer as percepções da família sobre a forma como a adolescente cuida do filho. Como trajetória metodológica, utilizamos a fenomenologia, que, como um caminho, um movimento, nos permitiu apreender a essência do fenômeno a partir dos discursos de nove sujeitos que participaram da pesquisa. Os discursos dos familiares mostraram que: as características peculiares da adolescência interferem na forma como a adolescente cuida do filho; que a família é um suporte necessário para o cuidado da criança; e que, apesar dos fatores impeditivos, as adolescentes superaram as expectativas dos familiares, conquistando autonomia no cuidado do filho.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reeusp
                Revista da Escola de Enfermagem da USP
                Rev. esc. enferm. USP
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem (São Paulo, SP, Brazil )
                0080-6234
                1980-220X
                September 2008
                : 42
                : 3
                : 454-460
                Affiliations
                [01] São Paulo SP orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Escola de Enfermagem Brasil
                [02] São Paulo SP orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Escola de Enfermagem orgdiv2Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica Brasil ndspraca@ 123456usp.br
                Article
                S0080-62342008000300006 S0080-6234(08)04200306
                9904716b-6c84-4369-ac76-de4df0ee7789

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 18 April 2007
                : 05 November 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 7
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigo Original

                Assistência domiciliar,Relações familiares,Cuidado do lactente,Recém-nascido,Relações mãe-filho,Atención domiciliaria de salud,Relaciones familiares,Cuidado del lactante,Recién Nacido,Relaciones madres-hijo,Home care,Family relations,Infant care,Infant, newborn,Mother-child relations

                Comments

                Comment on this article