Inviting an author to review:
Find an author and click ‘Invite to review selected article’ near their name.
Search for authorsSearch for similar articles
29
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Diretrizes para a Construção de Testes Psicológicos: a Resolução CFP n° 009/2018 em Destaque Translated title: Directrices para la Construcción de Pruebas Psicológicas: la Resolución CFP n° 009/2018 en Destaque Translated title: Guidelines for the Construction of Psychological Tests: Regulation CFP No: 009/2018 in Highlight

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O presente artigo objetiva apresentar diretrizes para a construção de testes psicológicos considerando as recomendações do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – Satepsi, a partir da Resolução do CFP n° 009, de 25 de abril de 2018. São discutidos os principais aspectos psicométricos considerados indispensáveis para a construção de testes psicológicos, a saber: evidências de precisão/fidedignidade, evidências de validade, e, por fim, sistema de correção e interpretação dos escores. Em cada uma das subseções são apresentadas brevemente as definições e formas de obtenção dos respectivos parâmetros. Além disso, destaque foi dado às modificações apresentadas pela Resolução n° 009/2018. Para além dos conceitos psicométricos, a referida Resolução também destaca a justiça e proteção dos direitos humanos no processo de avaliação psicológica. Argumenta-se que a justiça é uma questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos e requer atenção em todos os estágios de desenvolvimento e uso de testes. Conclui-se que a nova Resolução apresenta avanços em relação as Resoluções e notas técnicas anteriores. A partir de um contínuo aprimoramento, o Satepsi buscou critérios psicométricos alinhados aos avanços técnicos e científicos da área. Com isso, esperamos que a Resolução impulsione os desenvolvedores de testes a buscarem o aprimoramento dos testes e, consequentemente, do processo de avaliação psicológica.

          Translated abstract

          Resumen: El presente artículo tiene como objetivo presentar directrices para la construcción de pruebas psicológicas considerando las recomendaciones del Sistema de Evaluación de Pruebas Psicológicas - Satepsi, a partir de la Resolución del CFP n° 009, del 25 de abril de 2018. Se discuten los principales aspectos psicométricos considerados indispensables para la construcción de pruebas psicológicas, a saber: evidencias de precisión/fiabilidad, evidencias de validez, y, por último, sistema de corrección e interpretación de los escores. En cada una de las subsecciones se presentan brevemente las definiciones y formas de obtención de sus parámetros. Además, se destacó la modificación presentada por la Resolución 009/2018. Además de los conceptos psicométricos, la referida Resolución también destaca la justicia y protección de los derechos humanos en el proceso de evaluación psicológica. Se argumenta que la justicia es una cuestión fundamental de validez de la interpretación de los escores individuales para los usos pretendidos y requiere atención en todas las etapas de desarrollo y uso de pruebas. Se concluye que la nueva Resolución presenta avances en relación a las Resoluciones y notas técnicas anteriores. A partir de un continuo perfeccionamiento, el Satepsi buscó criterios psicométricos alineados a los avances técnicos y científicos del área. Con eso, esperamos que la Resolución impulse a los desarrolladores de pruebas a buscar el perfeccionamiento de las pruebas y, consecuentemente, del proceso de evaluación psicológica.

          Translated abstract

          Abstract: This paper is dedicated to present the guidelines on constructing psychological tests based on the Satepsi (a Brazilian evaluation system for psychological tests), from CFP's (Brazilian National Council for Psychologists) Resolution No: 009/2018. We present the main psychometric features as references for constructing tests, as follow: evidence of reliability, and validity, as well as score standardization. In each section, we briefly describe the definition and the ways to assess these features. Furthermore, we highlighted the modifications yielded by the new legislation No: 009/2018. Beyond the psychometrics, the CFP's legislation also emphasizes the fairness and the human rights on assessment. We consider the fairness as one of the main aspects for scores interpretation, and it requires attention on all steps in using a test. We conclude the new CFP's legislation is more updated than the previous one. Based on a permanent attempt to enrich the standards for testing, the Satepsi seeks for psychometric criteria aligned with the technical and scientific improvements. We expect the CFP's legislation propels the test developers to constantly pursue improvements on the test and psychological assessment.

          Related collections

          Most cited references11

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão

          RESUMO A variância média extraída (VME) e a confiabilidade composta (CC) são indicadores associados à qualidade de uma medida. No entanto, é necessário compreender adequadamente a dinâmica dos cálculos da VME e da CC, bem como as suas relações com os conceitos de validade e precisão para evitar equívocos na interpretação dos seus resultados. No presente artigo, ilustramos, por meio de modelos unifatoriais simulados, como o número de itens e a homogeneidade das cargas fatoriais impactam os valores da VME e da CC. Assim, problematizamos a utilização de pontos de cortes fixos para esses indicadores. Além disso, apresentamos argumentos endossando a VME como uma medida de precisão, e não de validade convergente.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            A Note on the Relation Between Factor Analytic and Item Response Theory Models

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Considerações sobre a avaliação Psicológica no Brasil

              O presente artigo foi elaborado em virtude da comemoração dos 30 anos da revista Psicologia: Ciência e Profissão, já que no primeiro número, havia um trabalho sobre avaliação psicológica, a mesma temática aqui trabalhada. O objetivo a que se propôs foi resgatar o desenvolvimento da área de avaliação psicológica no Brasil bem como refletir sobre seu momento atual e sobre as necessidades futuras para o aprimoramento das práticas avaliativas, da formação dos psicólogos e da área de conhecimento. A título de finalização, as autoras fazem menção aos preceitos de que progresso científico-tecnológico está relacionado ao desenvolvimento do País, de modo que países mais desenvolvidos tendem a ter melhores condições de avaliação. Especialmente no que respeita a avaliação, espera-se que, em um futuro próximo, os psicólogos a realizem com mais propriedade, que os instrumentos psicológicos tenham as qualidades psicométricas necessárias e que a sociedade a reconheça como uma prática científica.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                pcp
                Psicologia: ciência e profissão
                Psicol. cienc. prof.
                Conselho Federal de Psicologia (Brasília, DF, Brazil )
                1414-9893
                2018
                : 38
                : spe
                : 28-39
                Affiliations
                [1] Distrito Federal orgnameUniversidade de Brasília Brazil
                [2] São Paulo orgnameUniversidade São Francisco Brazil
                Article
                S1414-98932018000400028
                10.1590/1982-3703000208890
                afab6864-addd-4ef5-8316-f8471f3dc3e3

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                : 21 July 2018
                : 09 August 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 12
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                Testes Psicológicos,Standards,Reliability,Validity,Psychometric,Psychological Tests,Normas,Fiabilidad,Validez,Psicometría,Validade,Fidedignidade,Psicometria,Pruebas Psicológicas

                Comments

                Comment on this article