9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Vivências de adultos submetidos ao transplante de medula óssea autólogo Translated title: Experiences of adults subject to autologous bone marrow transplant Translated title: Vivencias de adultos sometidos al trasplante de médula ósea autólogo

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo, que apresenta as vivências de adultos submetidos ao transplante de medula óssea autólogo, resulta de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo sete pessoas com idades entre 18 e 59 anos, residentes em um município do Interior de Minas Gerais, que vivenciaram este tipo de transplante e tiveram alta no período de outubro de 2004 a setembro de 2010. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, em visitas domiciliares. Na análise do conteúdo evidenciou-se que as respostas ao processo de transplante iniciam-se e vão se modificando desde o diagnóstico da patologia, passando pela definição e vivência do procedimento até o momento da alta. Identificou-se que a vivência dos sujeitos passa pelo desequilíbrio das rotinas da vida, pelo isolamento social e por reações que variam desde o medo e a ansiedade até a felicidade. Esta advém no momento da alta, que chega a ser considerada como uma segunda data de aniversário.Concluiu-se que o cuidado de enfermagem influencia e promove impactos na recuperação do paciente desde o diagnóstico até a alta, sendo relevante que o plano de cuidados para a alta se inicie desde a admissão do paciente para o transplante.

          Translated abstract

          It is a qualitative research study aimed at understanding the experiences of adults undergoing bone marrow transplant, from diagnosis of the underlying disease until hospital discharge. For data collection, interviews were conducted through semi-structured home visits with seven transplant patients ages 18 to 59, living in a city in Minas Gerais, discharged between October 2004 and September 2010. Through thematic analysis, it was possible to approach questions concerning the impact of the diagnosis of a serious illness, the possibility and realization of the bone marrow transplant and feelings at the time of hospital discharge. Therefore, this study provides subsidy for the planning of nursing with a view to the guidelines and actions for potential needs of people undergoing bone marrow transplant recovery process related to the period after hospital discharge.

          Translated abstract

          Este artículo, que presenta las vivencias de adultos sometidos al trasplante de médula ósea autólogo, resulta de una investigación cualitativa, del tipo estudio de caso, involucrando siete personas con edades entre 18 y 59 años, residentes en un municipio del Interior de Minas Gerais, que vivieron este tipo de trasplante y tuvieron alta en el período de octubre de 2004 a septiembre de 2010. Los datos empíricos fueron recolectados por medio de entrevista semiestructurada en visitas domiciliarias. En el análisis de contenido se evidenció que las respuestas al proceso de trasplante se inician y van modificándose desde el diagnóstico de la patología, pasando por la definición y vivencia del procedimiento hasta el momento del alta. Se identificó que la vivencia de los sujetos pasa por el desequilibrio de las rutinas de la vida, por el aislamiento social y por reacciones que varían desde el miedo y la ansiedad hasta la felicidad. Esta sucede en el momento del alta, que suele ser considerada como una segunda fecha de cumpleaños. Se concluye que el cuidado de enfermería influye y promueve impactos en la recuperación del paciente desde el diagnóstico hasta el alta, siendo relevante que el plan de cuidados para el alta se inicie desde la admisión del paciente para el trasplante.

          Related collections

          Most cited references20

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Usos e abusos dos estudos de caso

          O artigo questiona duas tendências das pesquisas qualitativas rotuladas de "estudos de caso" no campo da educação: a primeira, considera qualquer investigação que focalize uma unidade um estudo de caso; a segunda supõe que, se o interesse pelo "caso" for devido à sua singularidade, não há como ou por que vinculá-lo à discussão corrente na área. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento desses problemas, o artigo busca examinar, na literatura sobre o tema, dois aspectos fundamentais para a discussão: a natureza dos estudos de caso e a questão da generalização ou da aplicabilidade do conhecimento, gerado por esse tipo de pesquisa, a outros contextos. Com base nas posições de dois dos mais reconhecidos especialistas em estudos de caso - Robert Yin e Robert Stake - são discutidos os critérios para avaliar se determinada pesquisa pode ou não ser classificada como um estudo de caso, bem como as alternativas à generalização de tipo estatístico oferecidas por aqueles autores.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Câncer e família: compreendendo os significados simbólicos

            Este trabalho baseou-se nos pressupostos do Interacionismo Simbólico (IS) e da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), para a compreensão da vivência de famílias que possuem um membro com câncer. Foram sujeitos do estudo cinco famílias de pacientes adultos com diagnóstico de câncer, perfazendo o total de doze pessoas. Os dados foram coletados no domicílio, mediante entrevista a díades ou tríades de membros familiares, tendo como questão norteadora “Como tem sido para vocês a experiência de vivenciar a doença na família?” As entrevistas transcritas foram analisadas seguindo os passos iniciais da TFD e apontaram as categorias conceituais: “Descobrindo o câncer”; “Enfrentando a doença”; “Sofrendo as consequências” e “Ultrapassando os limites”, mostrando como a família se reorganiza para superar as crises. A compreensão de como a família encara os desafios impostos pelo câncer e desenvolve estratégias de enfrentamento das dificuldades orienta a enfermagem para a prestação de um cuidado centrado na família.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Análise de conteúdo

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ccs
                Ciência, Cuidado & Saúde
                Ciênc. cuid. saúde
                Universidade Estadual de Maringá (Maringá, PR, Brazil )
                1677-3861
                June 2012
                : 11
                : 2
                : 267-274
                Affiliations
                [04] orgnameUFJF orgdiv1Hospital Universitário orgdiv2Serviço de Transplante de Medula Óssea kelli.bsantos@ 123456gmail.com
                [03] orgnameUFJF orgdiv1Faculdade de Enfermagem tcsoares@ 123456globo.com
                [01] orgnameUniversidade Federal de Minas Gerais orgdiv1Departamento de Enfermagem Aplicada angelicamonica.andrade@ 123456gmail.com
                [02] orgnameFaculdade de Enfermagem orgdiv1Universidade Federal de Juiz de Fora edna.castro@ 123456ufjf.edu.br
                Article
                S1677-38612012000200007 S1677-3861(12)01100207
                bae6a7b5-1192-436e-9237-64dffba99066

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 18 August 2012
                : 29 November 2011
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 8
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Patient Discharge,Nursing,Alta do Paciente,Transplante de Medula Óssea,Enfermagem,Trasplante de Médula Ósea,Alta del Paciente,Enfermería,Bone Marrow Transplantation

                Comments

                Comment on this article

                Similar content216

                Cited by4

                Most referenced authors199