11
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Relações raciais no Brasil: colonialidade, dependência e diáspora Translated title: Race relations in Brazil: coloniality, dependency and diaspora

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: Este artigo discute as relações raciais no Brasil, numa perspectiva crítica ao conhecido equívoco teórico de que o racismo é meramente um subproduto das desigualdades de classe. Discute também a teoria marxista da dependência e a decolonialidade, de modo que o exercício de aproximação dessas teorias demonstrou que a TMD e a decolonialidade são ferramentas teóricas convergentes, dotadas de grande relevância para se compreender e intervir na realidade brasileira de desigualdade social e racial.

          Translated abstract

          Abstract: This article discusses race relations in Brazil, in a critical perspective to the well-known theoretical misconception that racism is merely a by-product of class inequalities. It also discusses the Marxist Theory of Dependency and Decoloniality, so that the exercise of approximation of these theories demonstrated that TMD and Decoloniality are convergent theoretical tools, endowed with great relevance to understand and intervene in the Brazilian reality of social and racial inequality.

          Related collections

          Most cited references8

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Racismo institucional e saúde da população negra

          Resumo A saúde da mulher negra não é uma área de conhecimento ou um campo relevante nas Ciências da Saúde. É inexpressiva a produção de conhecimento cientifico nessa área e o tema não participa do currículo dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação em saúde, com raríssimas exceções. Trata-se de assunto vago que, na maior parte dos casos, é ignorado pela maioria de pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde no Brasil. Este trabalho pretende apresentar algumas informações acerca dos processos de formulação desse campo conceitual a partir das demandas dos movimentos sociais organizados e das formulações de especialistas. Tais informações serão apresentadas com o objetivo de subsidiar pesquisas e contribuir para a formulação e gestão de políticas públicas adequadas às necessidades expressas nos indicadores sociais e de saúde das mulheres negras brasileiras.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Decolonialidade e perspectiva negra

            O artigo situa a decolonialidade como projeto que teve origem simultânea ao início do sistema-mundo moderno/colonial, sendo que este organiza diferenças e desigualdades entre povos a partir da ideia de raça. O artigo destaca como característica distintiva do projeto decolonial a produção do conhecimento e as narrativas a partir de loci geopolíticos e corpos-políticos de enunciação. Entre esses loci de enunciação chamamos a atenção para o conhecimento produzido a partir de uma perspectiva negra das Américas e Caribe.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil

              O objetivo deste texto é construir um quadro de referência que possa ser aplicado como um conjunto de hipóteses aos estudos das relações raciais no Brasil. Apresenta doze proposições que contribuem para estabelecer as características diferenciadoras de dois tipos de preconceito e de dinâmica das situações raciais na sociedade brasileira e na sociedade norte-americana. Para isso, dá o nome de "preconceito de marca" à forma como tais características se apresentam no Brasil e de "preconceito de origem" à maneira pela qual elas se constituem nos Estados Unidos.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                sssoc
                Serviço Social & Sociedade
                Serv. Soc. Soc.
                Cortez Editora Ltda (São Paulo, SP, Brazil )
                0101-6628
                2317-6318
                December 2018
                : 0
                : 133
                : 413-431
                Affiliations
                [1] Brasília Distrito Federal orgnameUniversidade de Brasília orgdiv1Departamento de Serviço Social Brazil
                Article
                S0101-66282018000300413
                10.1590/0101-6628.151
                c62bd192-5b33-454c-ba9a-eeec057f7922

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 20 June 2018
                : 23 January 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 19
                Product

                SciELO Brazil


                Decoloniality,Diaspora,Raça,Marxist theory of dependency,Genocide,Racismo,Decolonialidade,Teoria marxista da dependência,Genocídio,Diáspora,Race,Racism

                Comments

                Comment on this article