Search for authorsSearch for similar articles
4
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em psicologia? Translated title: Interpersonal relations in university: what do undergraduated students in psychology think? Translated title: Relaciones interpersonales en la universidad: ¿qué piensan los estudiantes de la graduación en psicología?

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          As relações sociais na universidade são importantes para a adaptação, vivência e alcance de resultados acadêmicos. Este artigo teve como objetivo identificar como os estudantes universitários percebem suas vivências em situações interpessoais no espaço acadêmico. Utilizou-se Grupo Focal para coletar os dados e a Análise de Conteúdo para categorizar e analisar as falas dos estudantes. Participaram 13 estudantes do curso de Psicologia de uma universidade pública da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados encontrados permitiram a categorização de situações consideradas como fáceis e difíceis. Nas situações consideradas difíceis, percebeu-se as dificuldades do estudante em lidar com as relações interpessoais. No que diz respeito à relação professor-aluno, foram identificadas dificuldades com a didática do professor. Entre as situações elencadas como fáceis, destaca-se: alunos que admiram seus professores, a tolerância com as diferenças, a socialização e a aceitação para trabalhar com colegas.

          Translated abstract

          Social relations at the university are important for adaptation, experience and academic results. This article aims to identify how college students perceive their experiences in interpersonal situations in academic space. We used focus group to collect the data and content analysis to categorize and analyze the speech of the students. Participants were 13 psychology students from a public university in Rio de Janeiro city. The results allowed the categorization of situations as easy and difficult. Concerning difficult situations, we perceived the students’ difficulties in dealing with interpersonal relationships. Regarding the teacher-student relationship, difficulties were identified with the teacher’s didactics. As situations listed as easy, we highlight the students who admire their teachers, the tolerance of differences, socialization, and acceptance to work with colleagues.

          Translated abstract

          Relaciones sociales en la universidad son importantes para adaptación, experiencia y el alcance de los resultados académicos. Este artículo tiene como objetivo identificar cómo los estudiantes universitarios perciben sus experiencias en situaciones interpersonales en el espacio académico. Se utilizó focales para reunir los datos y el análisis de contenido para categorizar y analizar los discursos de los estudiantes. Participaron 13 estudiantes de la carrera de Psicología de una universidad pública en la ciudad Río de Janeiro. Resultados permitió la categorización de las situaciones consideradas de fácil y difícil. En situaciones consideradas difíciles ve las dificultades en el trato con las relaciones interpersonales. En relación con el profesor - estudiante dificultades de relación se han identificado con la metodología de la enseñanza. Entre las situaciones enumeradas como fácil es alumnos que admiran a sus maestros, la tolerancia puntas de las diferencias, la socialización y la aceptación de trabajar con colegas.

          Related collections

          Most cited references37

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Adaptação à universidade em jovens calouros

          O primeiro ano é um período crítico para a adaptação do estudante à universidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar, qualitativamente, a experiência de adaptação à universidade em jovens calouros em uma universidade. Participaram do estudo 14 estudantes de diferentes cursos, com idades entre 18 e 22 anos. Os sujeitos foram entrevistados individualmente e as entrevistas submetidas a uma análise fenomenológica. Quatro grandes temas emergiram da análise: Saindo de casa, Ingressando na vida acadêmica, Percebendo mudanças em si mesmo e Adaptando-se ao curso. Os resultados indicam que a adaptação à universidade entre calouros é uma experiência que traz mudanças importantes para os estudantes, e que o sucesso na adaptação depende de muitos fatores, alguns deles não ligados diretamente ao contexto acadêmico. Apesar disso, o contexto universitário tem um papel importante a desempenhar no processo de adaptação à universidade.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Habilidades sociais de estudantes de Psicologia: um estudo multicêntrico

            Habilidades sociais que ocorrem com alta freqüência e pouca variabilidade podem ser consideradas como padrões, sugerindo características da cultura ou subcultura que são importantes na seleção de instrumentos de avaliação e no planejamento de intervenções. Este trabalho buscou caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Psicologia com base em amostras de 4 localidades: São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), verificando diferenças entre elas, inclusive em termos da influência do sexo e idade. Quinhentos e sessenta e quatro estudantes responderam 1 inventário de auto-relato IHS- Del-Prette & A. Del Prette, 2001, cujos itens agrupavam-se em 5 fatores: F1) enfrentamento e auto-afirmação; F2) expressão de afeto positivo; F3) conversação e desenvoltura social; F4) auto-exposição a desconhecidos e situações novas; e F5) autocontrole da agressividade. Com base no escore geral (EG) e escores fatoriais (F1, F2, Fe, F4 e F5), foram efetuadas análises comparativas por localidade e, em cada uma delas, por sexo e idade (ANOVA seguida de teste t ou Scheffé). Os resultados indicaram que: a) os estudantes de Psicologia apresentaram escores mais altos que os da amostra normativa no EG, F1, F3 e F4 e inferiores no F2 e F5, mas as diferenças de sexo seguiram os padrões normativos; b) houve influência da localidade, sexo e idade sobre os escores, com interação local-sexo e local-idade; c) as amostra de MG, BA, RJ e SP apresentaram perfil semelhante para F3 e F4, mas RJ apresentou escores mais altos no F1, MG e SP no F2 e F5; d) houve mais diferenças de gênero na BA e menos no RJ; e) as diferenças de idade ocorreram no F4 (favoráveis aos mais novos para SP) e no F5 (favoráveis aos mais velhos para BA e RJ). Discute-se as diferenças e semelhanças encontradas, levantando-se hipóteses e questões para pesquisa adicionais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                eip
                Estudos Interdisciplinares em Psicologia
                Est. Inter. Psicol.
                Universidade Estadual de Londrina; Centro de Ciências Biológicas - Departamento de Psicologia e Psicanálise (Londrina, PR, Brazil )
                2236-6407
                June 2016
                : 7
                : 1
                : 56-76
                Affiliations
                [3] orgnameUnião das Instituições de Ensino de São Paulo
                [1] orgnameUniversidade Salgado de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
                [2] orgnameUniversidade Salgado de Oliveira
                Article
                S2236-64072016000100005 S2236-6407(16)00700100005
                d6d659b2-f915-48a6-8a80-2a6a7e25e677

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 08 March 2016
                : 12 November 2015
                : 16 March 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 40, Pages: 21
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                psicologia,estudantes universitários,relações interpessoais,psychology,grupos focais,college students,interpersonal relationships,focus groups,psicología,estudiantes universitarios,grupos focales las relaciones interpersonales

                Comments

                Comment on this article