5
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Avaliação do serviço de atenção domiciliar em Maranguape - Ceará: um olhar na perspetiva dos usuários, profissionais e gestores do serviço

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Este artigo buscou avaliar o serviço de atenção domiciliar do município de Maranguape através da percepção dos usuários, profissionais e gestores do serviço. Um estudo descritivo de abordagem qualitativa, com coleta de dados nos meses de novembro e dezembro de 2016; através de entrevistas individuais, com instrumento semiestruturado. O método de análise foi através do conteúdo do discurso, classificados por categorias. O serviço de atenção domiciliar é visto como uma forma diferenciada e ampliada de cuidado; com práticas de efetivação da atenção integral. A análise do acolhimento humanizado apontou que o primeiro contato deve apresentar uma escuta qualificada. Nota-se que o financiamento é o nó crítico para execução do serviço com qualidade; a deficiência na estrutura dificulta garantir o acesso. O reconhecimento do domicilio como um espaço de recuperação de saúde facilita os vínculos e corresponsabilidades. Recomenda-se que os profissionais e gestores busquem ferramentas adequadas para incorporação de novas técnicas.

          Translated abstract

          Abstract This article aimed to evaluate the home care service of the municipality of Maranguape through the perception of users, professionals and managers of the service. A descriptive study of a qualitative approach, with data collection in the months of November and December of 2016 was performed, with a semi-structured instrument and individual interviews. The chosen method of analysis was the content of the discourse, classified by categories. Home care service is seen as a different and expanded form of care; with effective practices of integral attention. User embracement analysis of the service pointed out that the first contact should have a qualified listening. It is noted that financing is a critical point for the execution of quality service and the deficiency in the structure makes it difficult to guarantee access. The perception of the home as a health recovery space facilitates the bonds and co-responsibilities. It is recommended that professionals and managers seek appropriate tools to incorporate new techniques.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Transição epidemiológica e o estudo de carga de doença no Brasil

          No Brasil, a transição epidemiológica não tem ocorrido de acordo com o modelo experimentado pela maioria dos países desenvolvidos. Velhos e novos problemas em saúde coexistem, com predominância das doenças crônico-degenerativas, embora as doenças transmissíveis ainda desempenhem um papel importante. Neste estudo, os diferenciais, em relação ao padrão epidemiológico, são descritos para o Brasil e grandes regiões, para o indicador de saúde dos estudos da carga de doença, o DALY. Entre os principais resultados encontrados, para o Brasil, destaca-se que o grupo das doenças não-transmissíveis, infecciosas/parasitárias/maternas/perinatais/nutricionais, e das causas externas representaram, respectivamente, 66,3%, 23,5% e 10,2% da carga total de doença estimada. A utilização do indicador DALY propicia a identificação de prioridades em função do perfil epidemiológico, facilitando a tomada de decisões e destinação adequada de recursos por parte dos gestores.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Organização de redes regionalizadas e integradas de atenção à saúde: desafios do Sistema Único de Saúde (Brasil)

            O artigo refere-se às causas da segmentação/fragmentação na atenção à saúde e aos benefícios da integração e constituição de redes para racionalizar gastos, otimizar recursos e promover uma atenção condizente com as necessidades dos usuários. Tem como principal objetivo analisar os desafios presentes no Sistema Único de Saúde para promover uma melhor integração entre os serviços e organizar redes. Entre os desafios abordados, destacam-se os relacionados à insuficiência de recursos decorrentes do baixo financiamento público, aos processos de formação e educação e seus reflexos na disponibilização dos profissionais para o sistema público e às dificuldades inerentes à descentralização de ações e serviços de saúde no contexto do pacto federativo brasileiro. O artigo conclui que, além de esforços para enfrentar esses desafios, a organização de redes regionalizadas e integradas no SUS depende de aperfeiçoamento na gestão intergovernamental nas regiões de saúde para qualificar a pactuação de responsabilidades entre as esferas de governo e de qualificação da atenção primária à saúde para coordenar o cuidado e ordenar sua continuidade nos outros níveis do sistema.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Ceno demográfico 2010

              (2010)
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rilp
                Revista Internacional em Língua Portuguesa
                RILP
                Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) (Lisboa, , Portugal )
                2182-4452
                2184-2043
                December 2018
                : 34
                : 187-207
                Affiliations
                [2] Rio de Janeiro orgnameFundação Oswaldo Cruz Brazil
                [1] Fortaleza orgnameEscola de Saúde Pública do Ceará/ESP-CE Brazil
                Article
                S2182-44522018000200187 S2182-4452(18)03400000187
                10.31492/2184-2043.rilp2018.34/pp.187-207
                a22c2c10-47b0-49d7-be1b-f4217026a372

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 32, Pages: 21
                Product

                SciELO Portugal

                Categories
                Artigo Original

                humanização,acolhimento em saúde,home care,humanization,health care,atenção domiciliar,assistência à saúde

                Comments

                Comment on this article