3
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Produção e parâmetros fisiológicos do amendoim em função do estresse salino Translated title: Production and physiological parameters the peanut as a function of salt stress

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da salinidade da água de irrigação sobre o a condutividade elétrica do extrato da pasta saturada do solo (CEes) e as alterações dos parâmetros fisiológicos e de produtividade da cultura do amendoim. O experimento foi instalado no delineamento em blocos casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram de seis frações de lixiviação, equivalentes a 40, 30, 20, 10, 5 e 0% da lâmina de água de irrigação, sendo que para a fração de lixiviação de 0% usou-se água doce (0,1 dS m-1) e para as demais água salina (3 dS m-1). Os resultados mostraram que aCEes diminuiu significativamente com o aumento das frações de lixiviação, o decréscimo do potencial osmótico foliar na planta de amendoim implicou na redução da produtividade e o teor de clorofila e a massa de matéria seca total reduziram significativamente com o aumento da CEes.

          Translated abstract

          The present study aims to evaluate the effect of water salinity from irrigation on the electrical conductivity of the saturated extract of soil (CEes) and the alterations of the physiological parameters and productivity on peanut cultivation. The experiment was conducted in a randomized block design with six treatments and four replications. The treatments consisted of a control with low electrical conductivity water (0.1dS m-1) and five leaching fractions (0.4; 0.3; 0.2; 0.1; and 0.05) with water of 3 dS m-1. The results showed that the CEes decreased significantly with the increase of the leaching fractions; the decrease of the leaf osmotic potential in the peanut plant implied the reduction of productivity; the content chlorophyll and the total dry matter decreased significantly with the increase of the CEes.

          Related collections

          Most cited references13

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Contribuição de solutos orgânicos e inorgânicos no ajustamento osmótico de pinhão-manso submetido à salinidade

          O objetivo deste trabalho foi avaliar a acumulação de solutos orgânicos e inorgânicos e suas contribuições para o ajustamento osmótico de folhas de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) submetido à salinidade. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (0, 25, 50, 75 e 100 mmol L-1 de NaCl) e quatro repetições. As plantas foram cultivadas hidroponicamente em casa de vegetação, em condições controladas de fotoperíodo (12 horas), temperatura (média de 28ºC) e umidade relativa do ar (média de 65%), com radiação fotossinteticamente ativa máxima média de 700 µmol m-1 s-1. O potencial osmótico das folhas decresceu progressivamente e variou de -0,84 a -2,05 MPa, enquanto o conteúdo relativo de água aumentou nos tratamentos com 75 e 100 mmol L-1. Os íons Na+ e Cl- foram os mais importantes, em termos quantitativos, e contribuíram com cerca de 52 e 20%, respectivamente, para o ajustamento osmótico das folhas de plantas tratadas com NaCl. A contribuição do K+ decresceu de modo acentuado e foi de 17 e 5% nos tratamentos com 25 e 100 mmol L-1 de NaCl. A contribuição média dos solutos orgânicos, açúcares, aminoácidos, glicina betaína e prolina, foi de 5,5, 6, 4 e 0,03%, respectivamente. As folhas de pinhão-manso ajustam-se osmoticamente em presença de salinidade, e mantêm bom nível de hidratação, principalmente por meio da acumulação de Na+ e Cl-. A glicina betaína tem papel quantitativo mais importante do que a prolina no ajustamento osmótico, tanto em presença quanto em ausência de salinidade.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Trocas gasosas e teores de minerais no feijão-de-corda irrigado com água salina em diferentes estádios

            Realizou-se este trabalho com o objetivo de estudar os efeitos da aplicação de água salina nos diferentes estádios de desenvolvimento de plantas de feijão-de-corda sobre as trocas gasosas, o crescimento e os teores de minerais. O experimento foi conduzido no campo e obedeceu o delineamento em blocos ao acaso, com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos utilizados foram: T1 - água do poço (CEa de 0,8 dS m-1) durante todo o ciclo (controle); T2 - água salina (CEa de 5,0 dS m-1) durante todo o ciclo; T3, T4 e T5 - água salina de 0 a 22, de 23 a 42 e de 43 a 62 dias após o plantio (DAP), respectivamente. As plantas dos tratamentos T3, T4 e T5 foram irrigadas com água do poço nas demais fases do ciclo. Realizaram-se, ao longo do ciclo da cultura, medições de trocas gasosas e se determinaram a produção de matéria seca e os teores de Na+, Cl-, K+, Ca2+, N e P. Os tratamentos T2 e T3 em relação ao T1 (controle), reduziram as taxas de fotossíntese e transpiração e as taxas de crescimento vegetativo e provocaram acúmulo, especialmente de Na+ e Cl-, porém se verificou, nas plantas do T3, recuperação de todas essas variáveis ao final do ciclo da cultura. As alterações no acúmulo de Na+ e Cl- nas plantas dos tratamentos T4 e T5 não foram suficientes para provocar efeitos significativos nas trocas gasosas nem nas taxas de crescimento da cultura, em comparação com as plantas do T1.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Estresse salino em duas variedades de cana-de-açúcar: enzimas do sistema antioxidativo e fluorescência da clorofila

              O Brasil destaca-se por ser o maior produtor de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e por dominar todos os estágios da tecnologia de produção de açúcar e etanol. Atualmente se observa a expansão dessa cultura para a região semiárida brasileira, a qual apresenta solos propensos à salinização. O presente trabalho objetivou avaliar a resposta à salinidade de duas variedades de cana-de-açúcar. O ensaio foi implantado em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 8 com cinco repetições, correspondendo a duas variedades de cana-de-açúcar (RB867515 e RB863129) e oito níveis de NaCl (0; 25; 50; 75; 100; 125; 150; 200 mM de NaCl). A salinidade induziu aumento na fluorescência e diminuição na concentração de clorofila em ambas as variedades. A redução da clorofila, entretanto, foi maior na variedade RB867515. Observou-se, nesta mesma variedade, aumento da atividade da peroxidase do ascorbato (APX) e da catalase (CAT), enquanto na variedade RB863129 ocorreu redução na atividade dessas enzimas. Esses resultados indicam que a variedade RB867515 apresenta um mecanismo mais eficiente na proteção da planta contra danos no aparato fotoquímico e contra a ação de espécies reativas de oxigênio, em particular o H2O2.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                idesia
                Idesia (Arica)
                Idesia
                Universidad de Tarapacá. Facultad de Ciencias Agronómicas (Arica, , Chile )
                0718-3429
                August 2012
                : 30
                : 2
                : 69-74
                Affiliations
                [06] Viçosa MG orgnameUniversidade Federal de Viçosa orgdiv1, Departamento de Fisiologia Vegetal Brasil
                [01] Senhor do Bonfim Bahia orgnameInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano orgdiv1Campus Senhor do Bonfim Brasil
                [03] Montes Claros MG orgnameUniversidade Federal de Minas Gerais orgdiv1Instituto de Ciências Agrárias Brasil
                [04] Mossoró RN orgnameUniversidade Federal Rural do Semiárido orgdiv1Departamento de Ciências Ambientais e Tecnologicas Brasil
                [05] GO orgnameInstituto Federal de Educação orgdiv1Ciência e Tecnologia Goiano Brasil
                [02] Viçosa MG orgnameUniversidade Federal de Viçosa orgdiv1Departamento de Engenharia Agrícola Brasil
                Article
                S0718-34292012000200009 S0718-3429(12)03000200009
                c40aa6a6-f5d6-4307-a0d6-ed7e61d967cb

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 08 April 2012
                : 12 May 2012
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 6
                Product

                SciELO Chile


                potencial osmótico,Arachis hypogaea,leaching fractions,osmotic potential,fração de lixiviação

                Comments

                Comment on this article