15
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Comunicação sobre a morte para crianças: estratégias de intervenção Translated title: Communication on death for children: intervention strategies

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Culturalmente, a comunicação da morte tem sido representada de maneiras diversas, o que parece originar consequências na organização de recursos para lidar com as perdas, principalmente pelas crianças. A presente pesquisa teve como objetivo levantar dados a respeito da comunicação sobre a morte para crianças e identificar estratégias utilizadas e recomendadas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com análise minuciosa de publicações científicas que tratam o assunto. De uma forma geral, recomenda-se a utilização de um diálogo franco e claro, através de informações verdadeiras e honestas, promovendo-se a inserção e a construção do conceito de morte, como algo natural, desde o início da infância, com um comunicador aberto para esclarecimentos de dúvidas e uma escuta sensível, que favoreça a expressão dos diversos sentimentos que acometem uma criança nesta situação. Esta interação deve ser revestida de algumas estratégias e cuidados básicos, respeitando-se as capacidades cognitivas e emocionais da criança.

          Translated abstract

          Culturally communication of death has been represented in different ways, which seems to lead to consequences in the resource organization to deal with the losses, especially by children. This research aimed to gather data about the communication of death for children and identify strategies used and recommended. Therefore, a systematic review with detailed analysis of scientific publications dealing with the matter was held. In general, we recommend the use of a frank and clear dialogue, through real and honest information, promoting the integration and construction of the concept of death as something natural, since early childhood, with a open communicator for clarification of doubts and sensitive listening, that favors the expression of diverse feelings that affect a child in this situation. This interaction should be covered with some strategies and basic care, respecting the cognitive and emotional capabilities of the child.

          Related collections

          Most cited references26

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem

          A revisão sistemática é um recurso importante da prática baseada em evidências, que consiste em uma forma de síntese dos resultados de pesquisas relacionados com um problema específico. O presente artigo tem como objetivo oferecer subsídios que proporcionem reflexões para a construção e/ou aplicação de revisões sistemáticas no cenário da enfermagem. Fundamentados na literatura, apresentamos as fases que compõem uma revisão sistemática e aspectos relevantes a serem considerados para a utilização desse recurso.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Morte digna da criança: percepção de enfermeiros de uma unidade de oncologia

            O objetivo deste estudo foi identificar o significado e as intervenções de enfermeiros que atuam em oncologia pediátrica na promoção de morte digna da criança. Utilizaram-se como referencial teórico e metodológico o interacionismo simbólico e a pesquisa de narrativa. Os dados foram coletados junto a oito enfermeiros de uma unidade de oncologia pediátrica de um hospital público de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados permitiu a identificação de cinco categorias: sentir-se sem autonomia para a tomada de decisão; cuidar da família; oferecer conforto físico; valorizar o cuidado humanizado e aprender a lidar com a morte e o morrer. Este estudo contribui para ampliar a compreensão do processo de cuidar e permite avançar na postulação de um quadro teórico que contemple a integração de saberes e ações que constituem uma assistência integral, transcendendo o atendimento de necessidades apenas clínicas e biológicas.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Educadores e a morte

              A morte interdita e a escancarada convivem no século XXI. Crianças e jovens podem ter a morte no seu cotidiano, pela perda de pessoas significativas, pela violência e pelos meios de comunicação. A morte invade também o contexto escolar, com crianças e jovens enlutados ou mortes que ocorrem nas instituições de educação. O artigo discute como a instituição escolar e os educadores veem a morte e sua implicação neste processo, suas necessidades e dificuldades. São apresentadas propostas para inclusão do tema da morte nas atividades pedagógicas regulares ou em instituições especiais e na formação de educadores.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ph
                Psicologia Hospitalar
                Psicol. hosp. (São Paulo)
                Centro de Estudos Psicologia da Saúde e Divisão de Psicologia ICHCFMUSP (São Paulo, SP, Brazil )
                1677-7409
                January 2016
                : 14
                : 1
                : 78-93
                Affiliations
                [1] orgnameCentro Universitário de Adamantina Brasil
                Article
                S1677-74092016000100005
                d4a374f9-8d7d-45b9-98a1-c9f5744b8608

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 16
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                Morte,Crianças,Psicologia,Communication,Death,Child,Psychology,Comunicação

                Comments

                Comment on this article