9
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A importância da gestão correta da condição crônica na Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19 em Uberlândia, Minas Gerais

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A pandemia pela COVID-19 trouxe a necessidade de novas estratégias para o seu enfrentamento pela atenção primária à saúde, uma vez que abordagens convencionais poderão não ser efetivas. A infecção pelo SARS-Cov-2 tem como principais alvos os idosos e os indivíduos com hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença cardiovascular prévia. No município de Uberlândia-MG, este grupo populacional, elemento central da gestão da saúde, vem sendo estratificado por risco, conforme propõe modelo de atenção as condições crônicas. A estratificação de risco tem sido fundamental para o enfrentamento da crise da COVID-19, sendo planejada não apenas de acordo com a idade das pessoas idosas, e sim a partir do índice de vulnerabilidade clínico-funcional, aliando a isto a estratificação de risco de hipertensão e diabetes daqueles idosos portadores destas condições crônicas. 

          Related collections

          Author and article information

          Journal
          APS EM REVISTA
          APS
          Lepidus Tecnologia
          2596-3317
          April 15 2020
          April 15 2020
          : 2
          : 1
          : 38-43
          Article
          10.14295/aps.v2i1.64
          c3dbf71e-fef8-4193-847c-70675fff5079
          © 2020

          http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0

          History

          Comments

          Comment on this article