10
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Considerações fenomenológico-hermenêuticas acerca da somatização na adolescência: um estudo de caso Translated title: Phenomenological-hermeneutical considerations of somatization in adolescence: a case study Translated title: Consideraciones fenomenológico-hermenéuticas de somatización en la adolescencia: un estudio de caso

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender o fenômeno da somatização, à luz da Fenomenologia-Hermenêutica de Martin Heidegger, tomando como base um caso que fora acompanhado pela equipe de saúde de um hospital universitário. Trata-se de um estudo fenomenológico-hermenêutico, de caráter qualitativo, que utilizou como metodologia de investigação o estudo de caso único. Participou da pesquisa uma adolescente de 15 anos de idade, que apresentou como queixa um "entalo na garganta", sendo hospitalizada para tratamento médico e investigação diagnóstica. Foram utilizados como instrumentos de coletas de dados o relatório de atendimento psicológico, elaborado a partir do acompanhamento psicológico realizado com a adolescente, e um roteiro de entrevista semi-aberto. O estudo mostrou que a somatização pode ser analisada existencialmente com um modo de privação do caráter fundamental de poder-ser do Dasein, como uma carência que sempre se dá em relação ao seu modo de ser-no-mundo-com-os-outros. Evidenciou-se a relevância do contexto psicoterapêutico no favorecimento do encontro da participante consigo mesma, à medida que se disponibilizou um espaço em que ela pode voltar-se à sua experiência e falar de seu sofrimento (expresso na forma de um corporar), reconhecendo e significando-o. Ressalta-se que o desaparecimento do sintoma se deu favorecido pelo contexto psicoterapêutico.

          Translated abstract

          The objective of this research consisted in understanding the phenomenon of somatic illness, in the light of Martin Heidegger's Hermeneutic-Phenomenology, considering a case that had been accompanied by a team of health assistance of a university hospital. This article is a hermeneutic-phenomenological study with qualitative character that used as an investigation methodology the single-case subject. The subject was 15-year-old girl who had been complaining of choking when was hospitalized for medical treatment and diagnosis investigation. A semi-structured interview and a report of psychological service that was elaborated from psychological attendance with the subject were used as instruments of data collection. The present study provides evidence that somatization can be existentially analyzed by a privatization way of the fundamental character from Dasein's view of being as a lack related to her way of being-in-the-world-with-others. Moreover, the study evidenced the importance of psychotherapeutic context in the privilege of the participant in meeting herself, while a space was made available in which the subject could return to her experience and speak about her suffering (expressed in form of bodying forth), recognizing and giving it a significance. Therefore, the study allows for the inference that the psychotherapeutic process led to the disappearance of somatic symptom.

          Translated abstract

          El objetivo de esta investigación consiste en la comprensión del fenómeno de la somatización, a luz de la fenomenología-hermenéutica de Martin Heidegger, tomando como base un caso que ha sido acompañado por el equipo de salud de un hospital universitario. Se trata de un estudio fenomenológico-hermenéutico, de carácter cualitativo que usó como metodología de investigación lo estudio de caso único. Ha participado de la investigación una adolescente con 15 años de edad, que presentó como queja un "entalo" en la garganta, cuando fue hospitalizada para recibir tratamiento médico e investigar el diagnóstico. Un informe del servicio psicológico elaborado a partir de la asistencia psicológica con el paciente y uUn itinerario de la entrevista semiabierto fueron utilizados como instrumentos de recopilación de datos. El estudio mostró que la somatizacion puede analizarse a la luz del existencialismo con una manera de privación del carácter fundamental de poder-ser de Dasein, como una falta que siempre siente su manera de ser-en-el-mundo-con-los-otros. También se ha evidenciado la relevancia del contexto psicoterapéutico en el favorecimiento del encuentro de la participante consigo misma, a medida que se ha disponibilizado un espacio en que ella pudo volverse a su experiencia y hablar de su sufrimiento (expreso en la forma de una corporalidad), reconociendo y significándolo. Por consiguiente, es posible inferir que la desaparición del síntoma fue favorecido por el proceso psicoterapéutico.

          Related collections

          Most cited references24

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica

          Neste texto, pretendemos discutir questões relativas ao método de pesquisa em Psicologia, partindo de uma perspectiva geral da Pesquisa Qualitativa e, em particular, da Pesquisa Fenomenológica. Nosso objetivo é empreender uma discussão em torno da diversidade dos métodos qualitativos de pesquisa em Psicologia, com especial destaque para o método fenomenológico, como um modelo compreensivo que apresenta significativa relação com o fenômeno psicológico. Para tal, o artigo traça um panorama dos métodos qualitativos, discutindo alguns modelos, tais como o modelo etnográfico, a pesquisa heurística, a hermenêutica, a grounded-theory, a pesquisa historiográfica, o estudo de caso, a pesquisa biográfica, para por fim, destacar a pesquisa fenomenológica.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Significados e sentidos das práticas de saúde: a ontologia fundamental e a reconstrução do cuidado em saúde

            O cuidado em saúde tem sido um tema abordado atualmente por autores da Saúde Coletiva. Essas práticas e estudos refletem dois modos aparentemente antagônicos de se conceber o cuidado, ora baseado na instrumentalidade, com ênfase nos procedimentos e nas intervenções técnicas, ora com foco na relação de encontro entre profissionais e usuários dos serviços de saúde. A partir de uma leitura crítica desse conjunto de estudos, procura-se não opor os dois grupos identificados, mas articulá-los em sua complementaridade por meio da ontologia fundamental de Martin Heidegger. Em Ser e Tempo, Heidegger desconstrói a ontologia tradicional para reconstruir uma nova ontologia que busque os fundamentos da existência humana. Um retorno aos fundamentos mostra-se essencial para uma reconstrução das práticas de saúde e do cuidado.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-V

              (2013)
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rag
                Revista da Abordagem Gestáltica
                Rev. abordagem gestalt.
                Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia (ITGT-GO) (Goiânia, GO, Brazil )
                1809-6867
                December 2015
                : 21
                : 2
                : 213-224
                Affiliations
                [02] orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
                [04] orgnameUFRN orgdiv1HUOL orgdiv2Núcleo de Saber em Psicologia
                [01] orgnameUniversidade Federal do Maranhão orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Psicologia luanny-tomaz@ 123456hotmail.com
                [03] orgnameUNIFACEX orgdiv1Centro de Ensino FACEX orgdiv2curso de Psicologia
                Article
                S1809-68672015000200010 S1809-6867(15)02100200010
                1b5d2155-3b4b-4d18-81a6-89eb051207bb

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 11 March 2014
                : 27 April 2015
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 12
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigo - Relato de Pesquisa

                Somatoform disorders,Adolescent,Case studies,Hermeneutic-phenomenology,Trastornos somatoforme,Adolescente,Estudios de casos,Fenomenología-hermenéutica,Somatização,Adolescência,Estudo de caso,Fenomenologia-hermenêutica

                Comments

                Comment on this article

                Similar content123

                Most referenced authors233